DestaqueLegislativo

Alepa tem “avivamento” em homenagem à Assembleia de Deus pelos 110 anos de fundação

Sessão solene de autoria do deputado Raimundo Santos é marcada por muita emoção e testemunhos

Com direito a bolo de aniversário e parabéns do público, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou ontem  (14 de junho) uma sessão solene considerada inesquecível e marcada por bastante emoção. A solenidade, que é anual, idealizada pelo deputado Raimundo Santos (Patriota), ocorreu em homenagem à Assembleia de Deus pelos 110 anos de fundação, que ocorre no próximo dia 18 com o tema “Guiados pela Bíblia e pelo Espírito Santo” para a edição de 2021.
Com números de integrantes limitados, o Coral tradicional e a orquestra da igreja, sob a regência do maestro Marcos Matos, bem com o Coral de Surdos, conduzido pela regente Ednuzia Queiroz, fizeram apresentações em clima de avivamento. Um videodocumentário de recortes de sessões antigas com o deputado Raimundo Santos e musicais do gênero gospel foram algumas das peças exibidas em telão.

A sessão tradicional, realizada no Plenário “Newton Miranda” cumprindo os protocolos de saúde, foi aberta pelo presidente da Alepa, Chicão Melo, com a participação de várias autoridades, entre elas a subprocuradora de Justiça do Estado Ubiragilda Pimentel, que representou o procurar-geral de Justiça do Ministério Público do Pará (MPPA), César Mattar; a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Lourdes Lima; o secretário adjunto da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) do Estado Raimundo Santos Júnior, além da deputada Michele Begot e dos pastores Samuel Câmara e Philipe Câmara, respectivamente presidente da Assembleia de Deus e dirigente do Templo Central, entre outros convidados especiais, como os vereadores e pastores Josias Higino e Salete Souza, ambos do Patriota, e até pequenas caravanas.

LEGADO
Um total de onze pessoas recebeu a “Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren”, quatro delas foram representadas em distinção póstuma.
Com expressiva obra missionária, o pastor Honório Pinto, falecido nesse primeiro semestre em consequência da Covid-19, foi lembrado na homenagem à sua esposa, pastora Cristiane Pinto. Emocionada, ela agradeceu à Alepa e em particular ao deputado Raimundo Santos.

“Fico imensamente grata pelo reconhecimento ao legado do meu esposo, para quem existia a missão da igreja, sem tempo ruim”, disse. “O deputado Raimundo Santos, que representa aqui na Assembleia Legislativa, foi solidário desde que soube do problema de saúde e preocupou-se em dar toda a assistência possível”, recordou ela.
O técnico de futebol evangélico da Assembleia de Deus Itamar Schülle, que é catarinense, foi um dos que receberam a honraria. “O deputado Raimundo Santos está de parabéns pelas várias proposições apresentadas em favor dessa igreja”, declarou.

A subprocuradora de Justiça do Estado, Ubiragilda Pimentel, admitiu posteriormente ter ficado tocada. “Foi uma bonita sessão em homenagem a uma igreja que ajuda e faz a diferença para muitas pessoas”, declarou. A subprocuradora entende ter vivenciado maravilhas na opção e prática cristã. Lourdes Lima, presidente do TCE, revelou já ter sido curada de um câncer por meio da fé no milagre divino.

PROJETO
“O deputado Raimundo Santos, que assumiu a presidente da sessão por quase as três horas de duração, relatou toda a sua vivência na Assembleia de Deus, citou o papel das iniciativas e ações da Igreja-Mãe ao longo dos tempos. “A Assembleia de Deus revoluciona espiritualmente”, atestou ele, responsável por conduzir no Parlamento o projeto da “Bíblia Manuscrita” com a participação de todos os 41 deputados. “Só na primeira sessão foram 32 [que escreveram], depois mais nove. Vários deputados ficaram emocionados ao escrever do próprio punho”, destacou.

“Deus está falando nesse projeto da Bíblia, que já marcou a minha vida e da Bela, minha mulher”, admitiu ele, que levou a esposa à cerimônia em plenário. Um dos pontos altos foi a entrega do quadro com as onze legislações em vigência que tornam a Assembleia de Deus, até hoje, a mais agraciada do Parlamento –  todas são de autoria do líder do Patriota na Casa.

Na sessão, o deputado Chicão entregou ao presidente da Assembleia de Deus, Samuel Câmara, a coletânea de textos bíblicos feitos pelos parlamentares, que fará parte do Museu Nacional da igreja, o qual terá nova sede inaugurada no sábado (19).

“O deputado Raimundo Santos tem de ser reconhecido por esse momento muito especial que engrandece o Poder Legislativo”, afirmou. Sua esposa, Mara, que também é assembleiana, fez questão de estar presente na solenidade. “Agradeço a Deus por estar presente, estando o meu marido na presidência da Assembleia Legislativa”, declarou. “Essa sessão foi uma bênção, o deputado Raimundo Santos ainda levará outros projetos em benefícios da igreja, que merece.”

O secretário adjunto de Estado de Articulação e Cidadania, Raimundo Santos Júnior, disse ter orgulho e estar satisfeito em fazer parte da Assembleia de Deus que, frisou, não parou o que faz mesmo em tempos de pandemia do novo coronavírus. “Ao contrário, acelerou”, enfatizou.

O pastor Samuel Câmara disse ter ficado “sem palavras” para agradecer a mais um tributo da Casa. Ele fez questão de ler todas as leis existentes e que foram possíveis graças a proposições do deputado Raimundo Santos. No final de seu pronunciamento, ele fez uma oração para abençoar o Parlamento.
Chamado pelo deputado Raimundo Santos, o pastor Philipe Câmara anunciou a agenda festiva oficial do aniversário de 110 anos e cantou para fazer a alegria da plateia.

EXPOSIÇÃO
A Alepa está apresentando em seu hall de entrada a “Exposição 110 Anos”, que faz parte do Museu Nacional da Assembleia de Deus. Com um antigo órgão da cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e sete totens historiográficos, a mostra retrata a história da Igreja-Mãe, desde os evangelistas pioneiros, homens e mulheres, e períodos marcantes, como de 1950-1970 e 1990-2010. Um painel também enumera as leis vigentes que tornam a igreja a instituição com o maior número de reconhecimentos públicos do Parlamento.

RELAÇÃO DE PERSONALIDADES CONTEMPLADAS NA SESSÃO SOLENE

  • Itamar Schülle – Técnico de futebol catarinense e cristão da Assembleia de Deus há cerca de 30 anos.
  • Cristiane Aleixo Pinto – Contabilista, formada em Teologia e pós-graduada em Finanças, faz parte do corpo eclesiástico da Assembleia de Deus. É viúva do saudoso pastor Honório Pinto, com quem desenvolveu inúmeras ações da igreja.
  • Pastor Elias Antônio Gomes – Administrador de empresas. É responsável pela Escola Bíblica Dominical. Participa ativamente em vários programas de assistência social a pessoas carentes.
  • Pastora Paula Karina Affonso Guizo Gomes. – Graduada em Música, desenvolve trabalho voluntário no Lar e Creche Cordeirinho de Deus. É maestrina do Coral Geral de Mulheres da igreja. Teve participação ativa em vários programas de Assistência Social a necessitados.
  • Raimundo Itamar Lemos F. Júnior. – Juiz do Tribunal do Trabalho da 8ª Região com destacados serviços à população e ao Estado do Pará.
    – Representante: Pr. Ubirajara.
  • Pastor Ercílio Soares de Oliveira – Ex-militar da Aeronáutica, cumpre ministério pastoral há 33 anos. Foi pastor em São Paulo, Argentina e Belém. Preside a Assembleia de Deus Lugar de Bênção para a Sua Família no município de Marituba.
  • Dra. Denise Ferraz, médica ginecologista e obstetra. – É membro da Assembleia de Deus em Belém, onde vem atuando na linha de frente do combate à Covid-19, atendendo voluntariamente pessoas da comunidade acometidas pela doença.

POST MORTEM

  • Pastor Pompeu Ferreira Galvão. Representante: pastor Júlio Cláudio Aquino Modesto – genro.
    O pastor Pompeu Ferreira Galvão atuou em diversas congregações da igreja até assumir a chefia do refeitório do Templo Central das Assembleias em Belém, por ocasião do período de inauguração, seguindo por um longo período no cargo. Foi pastor em Anajás, Santo Antônio do Tauá e Oeiras, onde destacou-se durante 22 anos.
  • Pr. Paulo Mascarenhas Cesário. Representante: Ruth de Oliveira Cesário – esposa.
    O pastor Paulo Mascarenhas Cesario teve uma trajetória extensa e era bastante admirado. Nasceu em lar evangélico e desenvolveu muitas atividades em vários municípios do Estado, como Concórdia, Moju e Capitão Poço, tendo ocupado diversas posições de destaque como ministro cristão. Em 1988, assumiu a sua primeira congregação como dirigente da Assembleia de Deus de Belém, congregação dos Correios, no ministério do pastor Firmino Gouveia. Chegou a dirigir onze congregações na capital.
  • Manoel Clarivaldo Pinheiro. Representante: Enildes Pinheiro – esposa
    Manoel Clarivaldo Pinheiro, também abaetetubense, foi membro da Assembleia da Deus em Belém. Tornou-se destaque como coordenador da Escola Dominical Congregação do Arsenal. Era eletrotécnico de formação pela Escola Técnica do Pará e desempenhou atividade de comerciante, chegou a ser funcionário concursado da Celpa, hoje Equatorial Energia. Casado com Enilde de Figueiredo Pinheiro, teve quatro filhos: Elienay, Eliaquim, Erika e Elem.
  • Nuno José de Lima Filho. Representante: João Bernardo – neto
    Nuno José de Lima Filho foi coordenador da Escola Bíblica Dominical (EBD) da Assembleia de Deus Teixeira, Pariquis. Nos últimos dez anos serviu a Missão Diaconal do Templo Central. Ainda criança, morou no Rio de Janeiro, onde aceitou a Jesus Cristo no Templo de São Cristóvão. Tinha esposa e dois filhos.
Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém