DestaquesNotícias

Audiência Pública discute produção de dendê no estado do Pará

A Comissão de Relações de Trabalho, Previdência e Assistência Social (CRTPAS), presidida pelo deputado estadual Raimundo Santos (PEN), realizou na tarde de quinta-feira (23), no auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, uma audiência pública para discutir a produção de dendê no estado do Pará, sua cadeia produtiva, a verticalização da produção e a geração de emprego e renda no estado.

Deputado Raimundo Santos presidindo audiência pública do dendê

A mesa foi composta pelo deputado estadual Raimundo Santos; Secretário de agricultura, Hildegardo Nunes; Davi Araújo Leal, Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Mineral; Cassio Andrade, deputado estadual; Iran Lima, prefeito de Moju; Dr. Pedro Emerson Gazel (UFRA), especialista em cultura de dendê; Roberto Yokoyama (DENPASA), Presidente da Camara Setorial da Palma do Estado do Pará; Raimundo Alves Filho (AGROPALMA), Luiz Pinto de Oliveira (CEPLAC), Eduardo Leão (BIOPALMA), Socorro Sabá, representando Antonio Neto (ARCON); Dr. Hilton Hennington Bentes Neto, representando o Dr. Luiziel Guedes (IMETRO/PA) e Rui Alberto Gomes Junior, pesquisador da EMBRAPA.

O presidente da CRTPAS e requerente da audiência, deputado Raimundo Santos, ressaltou a importância do tema e das autoridades presentes. “Agradeço a presença de todas as autoridades, doutores, estudantes e servidores da casa para discutirmos este palpitante tema que é de extrema importância para geração de emprego e renda em nosso estado”, disse. Para o Secretário de Agricultura do Estado do Pará, Hildegardo Nunes, o Pará só tem a ganhar com a produção do dendê. “Temos muito ânimo para discutir a produção do dendê que significa uma verdadeira revolução verde para o estado do Pará”, comentou. O prefeito do município de Moju, foi categórico com relação a produção do dendê. “O carro chefe do agronegócio é o dendê”, enfatizou.

O óleo de palma, extraído do dendê, é muito popular na culinário brasileira, sendo fonte natural de vitamina E e vitamina A. É o óleo mais apropriado para a fabricação de margarina, manteiga vegetal para uso na fabricação de pães, bolos, tortas e biscoitos. O óleo de palma, ou azeite-de-dendê, pode substituir também o óleo diesel; pode ser usado na fabricação de sabão, cremes corporais, velas, graxas, lubrificantes, detergentes e amaciantes. A cultura da palma irá impulsionar a agricultura familiar, podendo gerar a cada família uma renda mensal de três mil reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém