Legendários ganhará título de Manifestação da Cultura Nacional
Deputado Raimundo Santos é autor de PL para reconhecimento público

O deputado federal Raimundo Santos tornou-se o primeiro parlamentar a dar a importância em dimensão pública ao “Legendários”, o movimento que, segundo a própria definição em portal oficial, “busca a transformação de homens, famílias e comunidades por meio de experiências que levam os homens a encontrar a melhor versão de si mesmos e seu novo potencial”.
No dia 14 de agosto desse ano, ele apresentou o projeto de lei nº 4070/2025, para reconhecer o grupo, pelo que representa, como “Manifestação da Cultura Nacional”. O congressista defendeu na justificação da proposta: “O movimento cristão denominado Legendários, que chegou ao Brasil em 2017, com sua atuação inovadora e efetiva, tem transformado vidas de homens no âmbito espiritual e da família, contribuindo de forma efetiva na construção de uma sociedade mais fraterna e feliz”.
Raimundo Santos declara ainda que o Legendários “vem crescendo em número de participantes no País e, por suas ações específicas e bem-sucedidas, já merece ser reconhecido publicamente como Manifestação da Cultura Nacional”. E acrescenta: “Entre suas mais expressivas representações, destaque-se a da região norte, que tem como coordenador o pastor Philipe Câmara, um dos líderes da Assembleia de Deus em Belém do Pará, a igreja-mãe, pertencente à corrente pentecostal”.
O deputado difunde na proposta dados segundo a qual o movimento, criado na Guatemala em 2015, “tem se expandido, dispondo atualmente de 108 sedes ao redor do mundo”, “e que informações oficiais apontam que há cerca de 52 mil legendários – em janeiro do corrente ano, por exemplo, os legendários marcavam presença em 17 países, incluindo Brasil, Estados Unidos e México, sempre conduzindo a sua missão de transformar vidas e restaurar o verdadeiro potencial dos homens”.
O portal institucional informa ainda que “as atividades desenvolvidas são ‘experiências que levam os homens a encontrar a melhor versão de si mesmos e seu novo potencial’ (…). O movimento norteia suas ações com base nos seguintes princípios fundamentais: I – humildade: a verdadeira liderança está em servir; II – coragem: enfrentar a adversidade com fé; III – amor incondicional: amar os inimigos; IV – integridade: ser fiel, mesmo quando ninguém está vendo; V – perseverança: não desistir da missão”.
Ainda no site institucional do movimento, diz-se, sobre o resultado de sua ação: “Devolvemos o herói a cada família, uma declaração que temos como Legendários, é de que somos homens inquebrantáveis diante do pecado, mas quebrantados diante de Deus”.