DestaqueLegislativo

Deputado Raimundo Santos tem atuação decisiva e Comieadepa é reconhecida como patrimônio do Estado

Com projeto aprovado na Alepa, parlamentar foi elogiado pelo presidente da Convenção na assinatura da lei: “O senhor é patrimônio nosso”

O empenho do deputado Raimundo Santos (Patriota) em aprovar ontem na Assembleia Legislativa (Alepa) o projeto de lei 241/2021, de sua autoria, foi determinante para o reconhecimento público da Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Pará (Comieadepa) como Patrimônio Cultural de Natureza Material e Imaterial do Estado em um tempo recorde. A Comieadepa completa 100 anos de fundação hoje (18 de agosto). 

Deputado Raimundo Santos e o Pastor Presidente da COMIEADEPA, Gilberto Marques

Já à noite, na programação comemorativa do centenário realizada no Centro de Eventos Pastor Francisco Alves Ribeiro, o governador Helder Barbalho (MDB) tornou o PL do parlamentar na lei 9.294, com a data de 17 de agosto. O presidente da Assembleia Legislativa (Alepa), Chicão, destacou a dedicação do líder do Patriota na Alepa para a aprovação do PL: “Hoje [ontem], o deputado Raimundo Santos, num esforço, numa grande articulação no plenário, conseguiu com que a Assembleia Legislativa tornasse a entidade como patrimônio do Estado do Pará”, disse, sendo aplaudido. “É mais que justa essa preocupação, essa iniciativa que faço questão de deixar registrada, que foi do deputado Raimundo Santos”, afirmou Chicão.  

Em seguida, o governador Helder Barbalho assinaria a lei, ladeado por Raimundo Santos e o presidente da Comieadepa, pastor Gilberto Marques de Sousa. No discurso aos presentes, o líder religioso dirigiu-se a Raimundo Santos, enfatizando: “O senhor também é patrimônio nosso, na nossa Convenção”, declarou Gilberto Marques, sob aplausos. “Tenho certeza que a nossa Assembleia Legislativa, presidida pelo nosso presidente Chicão, ainda hoje, conforme já foi dito, destacou a Comieadepa nessa propositura”, acrescentou o pastor. 

TRAJETÓRIA 

A Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Pará terá sessão solene em breve na Alepa em razão do centenário em outra iniciativa do deputado Raimundo Santos. Fundada em 18 de agosto de 1921 em Belém, foi reconhecida como a primeira convenção de pastores originária no Brasil e pertencente à maior denominação pentecostal do mundo.  Sua criação ocorreu em sessão presidida pelo missionário sueco Samuel Nystron na Vila São Luiz do Pará, situada no município de Igarapé-Açu. 

Naqueles tempos, o propósito básico era coordenar a ação dos pastores e o trabalho evangélico da maioria das convenções da igreja no Pará. Hoje, completando um século de atidades espirituais e sociais, a instituição reúne desde a terça-feira (17) líderes e assembleianos do Estado e de várias partes do País em uma grande celebração pela data histórica.

A Comieadepa teve como presidentes Samuel Nystron, Nels Nelson, Francisco Pereira, José Menezes, Alcebíades Vasconcelos, Firmino Gouveia, Josias Camelo e atualmente é administrada pelo pastor Gilberto Marques de Sousa, que desenvolve trabalho evangelístico e social há exatos 31 anos. Nessa quarta-feira, último dia da agenda festiva, a Convenção recebe o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém