Notícias

Pacientes com Síndrome da Pessoa Rígida ganharão direitos

Projeto do deputado Raimundo Santos iguala benefícios aos das pessoas com deficiência

rasileiros com a Síndrome da Pessoa Rígida (SPR), distúrbio neurológico raro e doença até então desconhecida da maioria da população brasileira e mundial até afetar de forma severa a famosa cantora canadense Céline Dion, terão os mesmos direitos das pessoas com deficiência. É o que estabelece o projeto de lei 770/2024, apresentado no dia 14 de março pelo deputado federal Raimundo Santos (PSD), acrescentando o § 4º ao art. 2° da Lei nº 13.146, de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Desconhecida para grande parte da população brasileira e do mundo, a Síndrome da Pessoa Rígida é um distúrbio neurológico ainda sem cura e que afeta uma pessoa a cada um milhão de indivíduos em todo o globo. A doença passou a ser comentada quando a famosa cantora e atriz canadense Céline Dion, revelou que foi diagnosticada com SPR, cujas complicações a obrigaram a cancelar shows em 2023 para buscar tratamento específico.

De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame, os sintomas apresentados são rigidez muscular extremada, além de rigidez e espasmos dolorosos no tronco e nas extremidades, afetando de forma grave a mobilidade.

O órgão informa também que os espasmos podem ser tão intensos a um nível de causar fraturas dos ossos. Outro agravante são as crises de falta de ar. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a faixa etária com maior incidência é a dos 30 aos 60 anos, sendo duas vezes mais comum em mulheres.

Segundo explicações da área médica, fatores como apresentar vitiligo e diabetes, entre outras doenças autoimunes, estaria relacionado ao desenvolvimento da patologia, que age no sistema nervoso, especificamente o cérebro e a medula espinhal. Sabe-se, no entanto, que os movimentos involuntários não são constatados durante o sono e dificilmente envolvem os músculos cranianos.

Embora incurável, a SPR pode ser tratada no controle de sintomas para a melhoria da qualidade de vida, como no uso de medicamentos com o objetivo de desacelerar o sistema nervoso e a utilização de imunoterapia. No entanto, em geral as pessoas afetadas, dada a dificuldade em manter a vida dentro da normalidade a partir do surgimento e a evolução dos sintomas, precisam de atenção especial na sociedade brasileira.

Alguns dos benefícios previstos no PL:

•⁠ ⁠acesso a serviços de saúde e reabilitação adequados às necessidades da Síndrome da Pessoa Rígida;
•⁠ ⁠o acesso a políticas de inclusão e acessibilidade, visando à sua plena participação na sociedade;
•⁠ ⁠a prioridade no atendimento em órgãos públicos e estabelecimentos comerciais, nos termos estabelecidos por esta Lei;
•⁠ ⁠a garantia de igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, com apoio e adaptações necessárias para sua efetiva inclusão;
•⁠ ⁠a isenção de impostos na aquisição de produtos e equipamentos destinados a facilitar a vida e mobilidade dos indivíduos com SPR, nos termos da legislação vigente;
•⁠ ⁠o acesso a programas de educação inclusiva, com adaptações curriculares e suporte educacional apropriado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém