DestaqueLegislativo
Tendência

Deputado Raimundo Santos propõe enfrentamento ao etarismo

Projetos do parlamentar combatem preconceito e discriminação à idade no mercado de trabalho e valoriza a mão de obra com mais vivência

O deputado Raimundo Santos (PSD-PA) teve o seu projeto de lei n⁰ 186/2022, que institui no calendário oficial do Pará o Dia Estadual de Combate ao Etarismo, aprovado na Assembleia Legislativa (Alepa) nessa terça-feira (11/4).
A proposição é a primeira a ser votada depois que ele cumpriu o quinto mandato na Casa para assumir o quarto compromisso na atual legislatura da Câmara Federal.

Com sua importante temática social, o PL já havia tido aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no segundo semestre de 2022 e, no final de março passado, ganhou aprovação também na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) da Alepa.

O projeto, que prevê iniciativas de enfrentamento ao preconceito, discriminação e subestimação à idade no âmbito do Estado, recebeu a aprovação unânime em plenário e agora seguirá à sanção do governador Helder Barbalho.

Em Brasília, o parlamentar apresentou no dia 5 desse mês de abril o PL n⁰ 1619, que institui o Programa Nacional Sem Prazo de Validade, o qual consiste na criação de banco de empregos interinstitucional voltado a pessoas a partir dos 50 anos, a idade que, segundo especialistas, profissionais têm mais dificuldades de inserção ou volta ao mercado de trabalho no País.

Em sua justificação, Raimundo Santos argumentou que o direito ao trabalho é constitucional, independe de fatores como raça, cor e idade, sendo previsto inclusive no Estatuto do Idoso.

“Agradeço à Assembleia Legislativa do Pará pela aprovação ao projeto, colocando o nosso Estado na vanguarda da rejeição a qualquer ato de etarismo, que é antidemocrático e não caminha lado a lado com a cidadania”, disse o deputado federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém