DestaqueLegislativo

SUS oferecerá assistência total a casos de epidermólise bolhosa

PL do deputado Raimundo Santos foi inspirado no caso do “pequeno Gui”, do Rio de Janeiro

O deputado federal Raimundo Santos (PSD-PA) apresentou no dia 24 de outubro o projeto de lei 5140/2023, que estabelece regras gerais de atendimento e assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a pacientes acometidos por epidermólise bolhosa.

A doença, que tem influência genética e hereditária rara, com consequências debilitantes e que incapacitam, já atingiu cerca de 500 mil pessoas no mundo e pouco mais de 800 no Brasil, de acordo com informações do Ministério da Saúde.
Um dos casos de grande repercussão mais recentes envolveu o menino Guilherme Gandra Moura, de 8 anos, do Rio de Janeiro, torcedor do Vasco da Gama, clube tradicional carioca, que sensibilizou o País, inclusive o parlamentar paraense. O “pequeno Gui”, como ficou nacionalmente conhecido, reencontrou a mãe após dezesseis dias em coma por causa de suas complicações de saúde.

A proposição do deputado Raimundo Santos garante desde consultas a exames diagnósticos, curativos, medicamentos e suplementos, além de acompanhamento por equipe multidisciplinar e até pensão específica. O PL prevê que as maternidades e unidades de saúde façam notificação compulsória às secretarias de saúde dos Estados e do Distrito Federal de casos suspeitos ou confirmados da doença após o nascimento.
O Ministério da Saúde afirma que as crianças com epidermólise bolhosa são conhecidas como “crianças borboletas”, em razão da extrema fragilidade da pele, sensível a atritos ou traumas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém