DestaqueLegislativo
Tendência

Comissão da Câmara debate experiências globais de produção do hidrogênio

Deputado Raimundo Santos, que compõe colegiado, faz convite para seminário que ocorrerá em Belém no próximo dia 25

Pontos em Destaque
  • Seminário marcado para o próximo dia 25 de agosto na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).
  • Serão debatidos temas envolvendo os recursos naturais e fontes de energia limpa.

O deputado Raimundo Santos (PSD-PA) participou hoje (8 de agosto) da audiência pública para “discutir as experiências internacionais de produção de hidrogênio”, que teve como convidados especialistas nacionais e estrangeiros no assunto. A programação foi realizada pela Comissão Especial da Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde da Câmara dos Deputados, presidida por Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), e que tem como relator João Bacelar Filho (PL-BA).

O congressista paraense, no início da sua manifestação, fez o convite aos integrantes da Comissão para o seminário marcado para o próximo dia 25 de agosto na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), em que serão debatidos temas envolvendo os recursos naturais e fontes de energia limpa, com destaque para o hidrogênio verde (H2V). Será a primeira vez que colegiado cumprirá agenda oficial fora de Brasília.

Raimundo Santos, que expressou o seu contentamento em compor a Comissão, destacou que já se reuniu com o presidente da Alepa, Francisco Melo, o Chicão, bem como manteve contato com pesquisadores e referências da área acadêmica, revelando inclusive que estudantes demonstraram interesse no seminário.

Segundo ele, participantes de outros eventos importantes que acabam de ser realizados em Belém, como o “Diálogos Amazônicos”, e outros em curso, destaque para o “Cúpula da Amazônia”, estarão presentes na Alepa para, conforme disse, “coroar o debate”.

O presidente da Comissão, Arnaldo Jardim, agradeceu ao deputado Raimundo Santos pelo empenho nos preparativos do compromisso institucional em Belém. “Muito obrigado, deputado Raimundo, muito agradecido em nome de toda a Comissão pela diligência, cuidado, a preocupação com o conteúdo, com a organização que Vossa Excelência tem tido com relação ao seminário”, afirmou.

Na audiência pública dessa terça-feira na Câmara, estiveram presentes Paulo Emílio Valadão de Miranda, presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio – ABH2; Loana Von Gaevernitz Lima, diretora adjunta da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha – AHK Rio de Janeiro; Andreas Eisfelder, head da área de New Energy Business da Siemens Energy para a América Latina; e Paulo Alvarenga, CEO da Thyssenkrupp South América.

Acompanhe abaixo a íntegra do pronunciamento do deputado Raimundo Santos:

Senhor presidente, meu querido deputado Arnaldo Jardim, caríssimo relator Bacelar, convidados. Na verdade, presidente, eu vou fazer o convite ao nosso evento, a nossa reunião, o nosso seminário será no dia 25 [de agosto] a partir das 9 horas, portanto pela manhã, no plenário Newton Miranda da Assembleia Legislativa.

Já reunimos com o presidente da Assembleia, com vários pesquisadores, pessoas da área acadêmica e quero estender o convite a todos os nossos pares, integrantes da comissão, e dizer, presidente, finalmente, que cada [a] dia eu fico mais alegre e me sinto honrado de participar dessa Comissão. Em cada audiência pública, hoje, por exemplo, com a participação de tantos convidados, estou lendo aqui o requerimento para essa audiência pública, de Vossa Excelência, presidente Arnaldo Jardim, e do nosso querido relator, sem cometer o deslize da taxonomia [ciência ou técnica de classificação], que o nosso querido convidado mencionou, porque fala em ‘discutir experiências internacionais de produção de hidrogênio’. Aprendi muita coisa, presidente, estou muito entusiasmado, e quero finalizar dizendo a Vossa Excelência, nosso querido relator Bacelar, que hoje e amanhã, Belém, capital do meu Estado, está sediando a Cúpula da Amazônia, que é o encontro dos oito chefes de Estado que fazem parte daquela organização internacional, que é um tratado de cooperação amazônica, acho que é o único bloco com essa responsabilidade socioambiental, preocupada em discutir o clima, a biodiversidade, o uso racional dos recursos naturais da Amazônia.

Isso é um aquecimento para a COP 30, e um dos temas, para a informação dos ilustres membros da comissão, do [evento] ‘Diálogos Amazônicos’, que precedeu essa ‘Cúpula da Amazônia’, foi exatamente como pensar a Amazônia a partir da ciência, da tecnologia, da inovação, da pesquisa acadêmica e da transição energética.

Então nós vamos ter lá o nosso seminário para exatamente coroar todo esse debate, e as pessoas que debateram no Encontro Amazônico vão estar presentes também; muitos pesquisadores, do Museu Emílio Goeldi, homens e mulheres da ciência estão empolgados, entusiasmados com o seminário. Até estudantes querem fazer parte e estarão lá para aprender sobre transição energética.

De forma que faço o convite aqui, muito emocionado, presidente, [porque] vamos ter um seminário produtivo e, se Deus quiser, quando legarmos para o Brasil uma legislação marco, regulamentando sobre esse assunto, certamente essa comissão estará na história – na história – pelo que está construindo pouco a pouco com pessoas entendidas do Brasil e de todo o mundo.

Muito obrigado, presidente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém