Legislativo

Raimundo Santos propõe criação do “Dia Estadual dos Heróis da Saúde”

Raimundo Santos disse que a data comemorativa é uma homenagem aos diversos profissionais envolvidos no combate à pandemia do novo coronavírus

O deputado Raimundo Santos (Patriota) demonstrou sensibilidade, solidariedade e prestou homenagem aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus há cerca de seis meses. Ele apresentou nessa quarta-feira (26), durante a sessão plenária semipresencial da Assembleia Legislativa (Alepa), projeto de lei para instituir no calendário oficial do Pará o “Dia Estadual dos Heróis da Saúde”.

Na proposição, considerada uma justa homenagem àqueles que faleceram no exercício da função ou que permanecem na labuta na luta para salvar vidas, a data comemorativa anual é 18 de março, data em que foi notificado o primeiro caso de Covid-19 no Pará. “O projeto é para não ficar apenas no âmbito da Casa”, observou o parlamentar, que destacou a “coragem, destemor e bravura desses profissionais da saúde, porque são verdadeiros soldados”, segundo apontou. “Eles se doaram. Têm um nível de heroísmo, de dedicação intensa”, afirmou, reconhecendo que a dedicação no dia a dia coloca esses trabalhadores em uma condição de vulnerabilidade”.

O parlamentar salientou que o projeto foi apresentado pelo reconhecimento e valorização de categorias como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, odontólogos, entre outros que formam o grupo de profissionais de saúde pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Sua perspectiva é que o projeto, pela importância, ao tramitar normalmente em comissões do Parlamento, seja votado antes do final do ano e sancionado pelo governador Helder Barbalho.

O líder do Patriota declarou, com base em registros oficiais do Conselho Regional de Medicina do Pará (CRM-PA) na manhã dessa quarta-feira, que 47 médicos faleceram de Covid-19, a doença transmitida pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2), e que 19 outros profissionais do segmento também não resistiram ao patógeno, conforme informações do Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA) – o órgão admite a possibilidade de maior quantitativo pela forma de registro em banco de dados nacional.

Raimundo Santos também citou números gerais do País, divulgados pelo Ministério da Saúde no dia 24 passado. De acordo com balanço da pasta, desde o começo da pandemia no País, 226 profissionais de saúde morreram e outros 257 mil foram infectados pelo novo coronavírus. Entre as mortes em decorrência da pandemia, as categorias mais atingidas foram técnicos e auxiliares de enfermagem (38,5%), médicos (21,7%) e enfermeiros (15,9%). Já entre os casos, os mais atingidos foram técnicos e auxiliares de enfermagem (34,4%), enfermeiros (14,5%), médicos (10,7%) e agentes comunitários de saúde (4,9%).

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém