Sessão Solene celebrará o transcurso da Semana do Meio Ambiente onde será entregue o Prêmio Qualidade de Vida Ambiental

Através do requerimento n.º 48/2017, de autoria do deputado Raimundo Santos, será realizada sessão solene, no dia 5 de junho, para celebrar o transcurso da Semana do Meio Ambiente, na qual será entregue o Prêmio Qualidade de Vida Ambiental no Pará à pessoas, empresas e entidades que destacaram na promoção de ações socioambientais em solo paraense, de acordo com a Resolução 1/2016, também de autoria do deputado Raimundo Santos.

A Semana Mundial do Meio Ambiente é comemorada entre 30 de maio e 05 de junho. Esse período foi instituído em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, que ocorreu em Estocolmo, Suécia. O meio ambiente engloba todas as coisas vivas e não vivas existentes na Terra, que venham a afetar ecossistemas e a vida de seres humanos. A vida deve ocorrer em um ambiente saudável, rico em recursos naturais, como a água, a floresta, e livres de poluição.

Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas dos nossos hábitos de vida diários.

“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente de todo o mundo e um dever de todos os governos.” (Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano)