DestaqueLegislativo

Histórico! Deputados escrevem a Bíblia na Assembleia Legistativa do Pará

Líder do Patriota na Alepa incentiva parlamentares à participação de projeto original da Assembleia de Deus pelos 110 anos de fundação

O deputado Raimundo Santos (Patriota) está expandindo ainda mais a propagação da Palavra de Deus por meio do original projeto “Bíblia Manuscrita” da Assembleia de Deus, a instituição religiosa que no dia 18 desse mês de junho completará 110 anos de fundação – fato que originará uma série de programações comemorativas.

O líder do Patriota na Alepa – que é cristão da igreja e filho do saudoso pastor Joaquim Santos, um dos pioneiros da eminente denominação pentecostal –, levou o projeto aos colegas parlamentares nessa terça-feira (1 de junho), que transcreveram do próprio punho versículos de livros do Novo Testamento. O presidente do Parlamento, Francisco Melo, o Chicão, recebeu das mãos do líder no Pará da Assembleia de Deus, pastor Samuel Câmara, o convite para a iminente agenda festiva.

Deputado Raimundo Santos, Pastor Samuel Câmara e o Presidente da Alepa, Francisco “Chicão” Melo.

“Estamos aqui diante do presidente da Assembleia e do vice-governador do Estado”, observou o pastor. “E você vê essa Casa legislativa de tantos partidos e tendências, mas a Bíblia está unindo as pessoas. Parabéns, obrigado”, disse ele ao chefe do Legislativo, que na ocasião fez o registro manuscrito da passagem 3:16 do livro do evangelista João, que diz: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Samuel Câmara estendeu os elogios àquele que, segundo já havia declarado em várias ocasiões, é o principal representante da Assembleia de Deus na Alepa. “Obrigado ao nosso missionário parlamentar Raimundo Santos, que não se esquece de ser competente aqui dentro, e cristão a toda prova”, salientou.

HISTÓRICO
Durante a sessão plenária do dia, em pronunciamento na tribuna, o deputado Raimundo Santos fez o convite a todos os deputados para a sessão solene de sua autoria em homenagem à igreja, que será realizada no dia 14 de junho, a partir das 9 horas. Ele disse que ficou grato pela contribuição dos deputados, a qual servirá a um propósito histórico. Veja os principais trechos de sua manifestação:

Agradeço a todos os parlamentares presentes hoje na sessão que manuscreveram versículos bíblicos. Cada um do próprio punho, fazendo parte de um projeto da Assembleia de Deus pelo transcurso dos seus 110 anos de fundação aqui em Belém – porque a Assembleia de Deus nasceu aqui, projetou-se para o Pará, para Brasil e para o mundo como instituição centenária, com trabalho importantíssimo na propagação da fé, dos princípios, da doutrina bíblica, cristã, e com o trabalho social que alcança, tem alcançado e vai alcançar sempre a sociedade, chegando lá na ponta, às pessoas mais abaladas e que às vezes, mesmo tendo uma condição financeira ou patrimonial relevante, precisam de paz, de amor, e o amor de Deus é o que a Assembleia de Deus propaga, evangeliza, defende para todas as pessoas.

Fazendo parte dessa programação, estamos adotando o projeto idealizado pelo nosso pastor, Samuel Câmara, presidente da Igreja-Mãe, que é de escrever a Bíblia do próprio punho. A igreja, com suas várias missões, tem feito já esse cumprimento. Já [são] várias Bíblias, mas aqui na Assembleia Legislativa alguns servidores e os parlamentares estão participando também, escrevendo cada um uma porção bíblica.

O presidente Chicão também vai ter a oportunidade de manuscrever [a passagem de] João 3:16, que é um versículo-chave da Bíblia. Então, juntando esse versículo que o presidente Chicão e os dos deputados que estão presentes, já colhemos e registramos com muita honra e iremos compor o Novo Testamento, feito aqui por servidores da Casa e que será colocado no nosso Museu Nacional da Assembleia de Deus, a ser reinaugurado em novas instalações no dia 19 [de junho].
Quero convidar a todos os parlamentares e os servidores desta Casa para a sessão solene do dia 14 de junho em homenagem ao nosso aniversário e para a programação nos dias 18, 19 e 20 lá no Centenário – Centro de Convenções da Assembleia de Deus.
Foram convidados e confirmaram presença já o prefeito da cidade [Edmilson Rodrigues […], o governador Helder Barbalho, e confirmou [participação] o presidente Jair Messias Bolsonaro. Espero que o nosso presidente Chicão esteja lá também.

Faremos uma festa orando por Belém, pelo Pará e pelo Brasil, porque é importante que em todos os lugares, disse o apóstolo São Paulo, as pessoas ergam as mãos, orando, intercedendo para que Deus abençoe a população. Esse é o alvo da Assembleia de Deus com as coirmãs que cumprem o mesmo papel de levar a Palavra de Deus, levar o alimento espiritual para que assim tenhamos melhores dias.

Me recordava há pouco uma assessora da Casa, a Ircléa, de que parece que foi ontem que tivemos aqui a festa do centenário [da igreja]. Nas palavras da Ircléa, “uma inesquecível sessão” que ocupou todos os plenários da Casa, dependências, e fizemos não apenas uma sessão, mas um verdadeiro culto de louvor ao nosso Deus pelos 100 anos da Assembleia de Deus.
Dez anos já passaram, estava aqui no centenário: estive numa sessão dos 90 anos da igreja, portando há 20 anos, proposta por mim lá na Câmara dos Deputados, quando exercia o mandato de deputado federal. E agora Deus me deu mais esse privilégio, esse prêmio, esse presente, de na oportunidade de 110 anos da Assembleia de Deus, eu estar aqui novamente, participando da sessão e agradecendo a Deus pela nossa história.

TAREFA
De acordo com vídeo para divulgação da Assembleia de Deus, a “Bíblia Manuscrita”, cujo slogan nesse ano é “Guiados pela Bíblia e pelo Espírito Santo”, consiste em “um projeto inovador e revolucionário que, além de proporcionar uma experiência única de vida devocional, também conclui o ciclo de aprendizagem e fixação da Palavra de Deus”.

A tarefa levada aos deputados baseia-se originalmente em escrever uma passagem bíblica que consta em uma folha personalizada. A proposta básica com o projeto é formatar uma Bíblia manuscrita, artesanal, de forma individualizada ou em família. Na conclusão do trabalho, pode-se fazer a encadernação em brochura, arame ou fichário.

Botão Voltar ao topo