DestaqueLegislativo
Tendência

Festa no Arquipélago: luta marajoara é patrimônio do Pará

Deputado Raimundo Santos, autor da proposição, enaltece lei que reconhece modalidade no âmbito do Estado

O sonho referente a toda uma legítima tradição regional tornou-se realidade: a luta marajoara é, oficialmente, integrante do Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará, graças ao projeto de lei 6/2021 de autoria do deputado Raimundo Santos (PSD), aprovado de forma unânime na Assembleia Legislativa (Alepa) e acaba de originar a Lei 9.522, promulgada em 8 de abril passado no Diário Oficial do Estado (DOE), após sanção do governador Helder Barbalho.

A notícia foi divulgada em clima de festa pela Federação Paraense de Luta Marajoara (FPLM) em suas redes sociais e entre praticantes da arte marcial no Arquipélago do Marajó. A perspectiva é que a nova realidade conceitual no âmbito do Estado facilite maior reconhecimento, disseminação e prática da modalidade através de iniciativas e ações individuais com parcerias ao nível governamental ou convênios interinstitucionais, por exemplo.

Satisfeita com a lei já em vigência, a FPLM orientou a produção de vídeos entre seus integrantes com os dizeres: “A LUTA MARAJOARA AGORA É LEI ESTADUAL. SOMOS PATRIMÔNIO CULTURAL DO PARÁ”. “Somos gratos ao deputado [Raimundo Santos]”, disse o conselheiro fiscal da federação, João Paulo Beltrão Gama.

Segundo estudiosos, a luta marajoara é uma arte marcial antiga, que remete a influências indígenas, de negros africanos e caboclos nas grandes fazendas. Dário Pedrosa, secretário-geral da FPLM e pesquisador, informou que a existência da modalidade no Marajó pode até mesmo preceder a chegada dos icônicos búfalos à região, onde há cerca de 10 mil praticantes, dos quais cerca de 2 mil sendo registrados como atletas.

“A importância da luta marajoara faz parte de um amplo e intrínseco contexto sociológico da população marajoara, de costumes e forte tradição ao longo de gerações”, aponta o deputado Raimundo Santos. “Era necessário um resgate público para a valorização desse esporte de natureza suave e legitimamente brasileiro”, afirmou o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém