DestaqueLegislativo

Raimundo Santos destaca aniversário da Assembleia de Deus em sessão remota da Alepa

Deputados Martinho Carmona e Jaques Neves parabenizam igreja pela atuação

A primeira manifestação do deputado Raimundo Santos na sessão remota da Assembleia Legislativa (Alepa) de hoje (17) enalteceu a importância social e no âmbito espiritual de 109 anos da Assembleia de Deus (AD), que transcorre amanhã com vasta programação institucional. A igreja já havia recebido homenagens no dia 15 passado em sessão solene na Alepa, em proposição do parlamentar, um reconhecimento público anual originário há sete anos por meio do decreto legislativo 12/2014 de sua autoria.
Em seu pronunciamento nessa quarta-feira, o líder do Patriota na Alepa destacou o surgimento da igreja-mãe com a chegada dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren a Belém, quando fundaram em 1911 a igreja-mãe daquela que se tornaria a maior denominação pentecostal do mundo. Ele ressaltou que era o tempo do “auge do pensamento modernista”, em que a humanidade, com a sua ciência e intelectualidade, subestimava a existência e o poder de Deus, segundo lembrou.

Raimundo Santos declarou que tanto a Assembleia de Deus como outras igrejas evangélicas coirmãs desempenham amplo papel social para a sociedade brasileira. A AD de Belém, por exemplo, sob as orientações de cerca de 5 mil ministros religiosos, conduz serviços e atendimentos relevantes antes e no atual período da pandemia do novo coronavírus.
Segundo ele, o conjunto de ações “não parou, mas se multiplicou”, observou, citando as mais de 3 mil cestas básicas distribuídas por mês – e adiantou que amanhã, dia 18, serão entregues mais 1.109. Entre os trabalhos diversos, destacam-se a reforma/construção de casas a famílias carentes, a coleta de leite materno em 70 postos instalados, e os atendimentos variados no sistema de drive-thu, além das pregações e orações. “Havia muitas pessoas deprimidas, desesperadas, em leitos, outras tiveram medo de morrer”, enfatizou.  

O deputado chegou a confessar que fica emocionado ao falar da Assembleia de Deus, a igreja onde seu pai, cearense, foi levado pela mãe, paraibana, à conversão, e lá passou 75 anos como pastor, contribuindo para levar a Palavra de Deus em diversos pontos do Estado. Declarou que ele próprio, irmãos e toda a família, incluindo filhos e netos, congregam-se na mesma agremiação religiosa.

Reconhecimento

Em seu pronunciamento, um dos mais influentes parlamentares da Alepa, Martinho Carmona, disse que a Assembleia de Deus “é uma referência para todos nós”, e a parabenizou “os pastores, líderes e obreiros, por cada obra”. Sobre Raimundo Santos, considerou que é o “representante da igreja no Parlamento”. “Estou honrado em ser o seu colega”, disse Carmona, elogiando o preparo intelectual, seriedade e ética do companheiro no Poder Legislativo. Outro deputado que exprimiu felicitações foi Jaques Neves, reconhecendo a atuação da Assembleia de Deus.

Raimundo Santos, na segunda participação na sessão virtual, anunciou alguns preparativos da igreja com o culto on-line amanhã pela TV Boas Novas e redes sociais, além do ato de reconstituição da chegada de Daniel Berg e Gunnar Berg, marcado para sábado às 9 horas.
Outras movimentações previstas é o cântico “Ele vive”, envolvendo 40 mil residências ao mesmo tempo na capital e região, e orações de membros da igreja em hospitais de Belém. Raimundo Santos ainda anunciou a nova versão das música de aniversário da Assembleia de Deus, produzida por Michel Ribeiro, com participação de vários artistas. 

Requerimento

Na sessão on-line, foi votado e aprovado o requerimento 142/2020, de votos de aplausos para a comunidade portuguesa e luso-descendente do Estado do Pará pelo Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que transcorreu dia 10 passado, bem como o Dia da Língua Portuguesa, também lembrada pelo parlamentar na solenidade por videoconferência. A proposição foi apresentada pelo deputado Raimundo Santos na mesma data.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém