DestaquesGeral

Deputado Raimundo Santos requer a realização de sessão solene pelo transcurso dos 500 anos da Reforma Protestante

A Assembleia Legislativa aprovou o requerimento do deputado Raimundo Santos para a realização de sessão solene em homenagem à comunidade evangélica do Brasil e do mundo, pelo transcurso dos 500 anos da Reforma Protestante. O evento ocorrerá no dia 30/10/2017, às 10h, no Plenário “Newton Miranda”, no Parlamento Estadual.

O deputado Raimundo Santos justificou que “a contribuição dos evangélicos através dos séculos, a partir da reforma, foi decisiva para a causa da liberdade, não só religiosa como de pensamento e expressão. A Reforma trouxe uma grande contribuição para o mundo, tanto no campo da fé, como na política, nas artes e na ciência. A igreja de então detinha todo o poder sobre o saber e influência decisiva na política. Era o monopólio religioso que predominava. Lutero rompeu a barreira do clericalismo, insurgindo-se contra aquele domínio. O reformador impulsionou grandemente a democratização e popularização de todos os setores do conhecimento humano.

O parlamentar afirmou, ainda, que “no Brasil colônia, a presença dos evangélicos foi tímida por causa das perseguições da inquisição. Com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, protegida pelos ingleses, que eram evangélicos, a situação começou a mudar. A presença dos evangélicos passou a ser tolerada e aumentou com a imigração, surgindo em 19 de agosto de 1855, a primeira escola dominical em solo pátrio, instalada pelo casal de missionários Rev. Roberto Kalley e Sra Sara Kalley. A escola dominical representou o início de uma nova etapa no evangelismo brasileiro, através da divulgação e ensino da mensagem direta da Bíblia ao nosso povo. Os evangélicos passaram então a ter influência decisiva no desenvolvimento da cidadania do Brasil”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém