DestaquesNotícias

Pescadores denunciam e apresentam demandas ao governo federal na Alepa

Centenas de pescadores de várias regiões do Estado reivindicaram ontem (29), durante sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado sobre o desenvolvimento da pesca e aquicultura no Pará, crédito e apoio em suas atividades, além da descentralização do atendimento pelos órgãos federais. A iniciativa foi conjunta, do presidente da Casa, deputado Márcio Miranda(DEM), e do Ouvidor da Alepa e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Raimundo Santos(PEN). O deputado Eliel Faustino(SDD), 1º Secretário da Mesa Diretora e presidente em exercício, abriu oficialmente a sessão. Ao final dos debates, foram entregues documentos alinhando as necessidades do setor, pelas entidades dos pescadores.

O governador Simão Jatene foi representado pelo secretário de Estado de Pesca e Aquicultura, André Pontes, que informou que o Pará voltou a ser o maior produtor de pescado do Brasil e o Governo do Estado está investindo na capacitação de produtores que trabalham com a piscicultura no Pará. A expectativa é de que ainda este ano sejam atendidas 4.700 pessoas em 28 municípios-polo. Os próximos a serem beneficiados serão Bragança e Capitão Poço. Quanto à questão do seguro defeso, André Pontes disse que grande parte das 280 mil pessoas cadastradas no Ministério da Pesca e Aquicultura não são pescadores de verdade. Só constam ali para receber o benefício. “Enquanto isso muitos pescadores que realmente precisam receber aquele salário no período de reprodução das espécies passam por necessidades”, salientou. Segundo o secretário, é preciso ter mais rigor na concessão de carteiras de pescadores no Estado para evitar fraudes no seguro e também aposentadorias de falsos pescadores.

No auditório João Batista, completamente lotado e com a mesa oficial composta por representantes de órgãos governamentais e de fomento, o presidente do Sindicato dos Pescadores de Soure, Antonio Carlos dos Santos Gomes, conhecido como “Fagundes”, roubou a cena e arrancou aplausos ao fazer um veemente discurso reclamando que os pescadores marajoaras são tratados “igual a cachorro” nos Ministérios do Trabalho, da Pesca e da Previdência. Sua fala foi a senha para um rosário de queixas de lideranças de vários municípios, como o presidente da Associação dos Pescadores de Cametá, que criticou as dificuldades para recebimento de benefícios junto ao INSS, e o presidente da Associação dos Pescadores de Bragança, Aiton Silva, cujo pronunciamento salientou a beleza da praia de Ajuruteua, uma das mais lindas do mundo, que atrai muitos turistas estrangeiros, mas a colônia local não dispõe sequer de água potável, o Ibama “prende pescadores como se fossem bandidos”, ao invés de realizar ações educativas; em contrapartida, a fiscalização aos barcos industriais que interferem no meio ambiente e travam uma batalha covarde contra os pescadores artesanais é ínfima, e quem vive da pesca tem que mendigar aposentadoria. Ailton disse que gostaria que a deputada Simone Morgado(PMDB) estivesse presente na sessão para que explicasse porque nunca foi resolvido esse problema.

A secretária de Pesca da Vigia, Iraci Lopes, denunciou que, apesar de o município ter uma produção mensal da ordem de 550 toneladas de peixe, principalmente tainha e gurijuba, e uma população de cerca de 15 mil pescadores, caminhões baú saem da Vigia sem qualquer fiscalização e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio nunca realizou estudos a fim de proteger as espécies, que são capturadas antes da desova, o que põe em risco não só a base econômica de toda a região do Salgado como a própria sobrevivência da população. Um dos pescadores vigienses levantou e denunciou que em Vigia quem recebe o seguro-defeso “divide o benefício ao meio”.

O deputado Raimundo Santos, que dirigiu a sessão, deu espaço para que os pescadores apresentassem os entraves em suas atividades e o empresário Ivanildo Pontes, que atua há 43 anos no setor e representava a Federação das Indústrias do Pará na ocasião, cedeu seu tempo na tribuna a fim de permitir que mais pescadores se manifestassem.

Mesa oficial
Mesa oficial

O estabelecimento de escritórios dos Ministérios da Pesca em Santarém, Bragança, no Sul do Pará e no arquipélago do Marajó, além da reativação do posto do Ministério da Previdência que atendia principalmente os pescadores de Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari e Chaves e está há mais de trinta anos desativado, estão entre as maiores demandas, além da humanização e agilidade no atendimento desses órgãos e da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego. Ao responder a esses pleitos, que prometeu encaminhar junto às autoridades competentes, Mutso Assano Filho, representante do Ministério da Pesca e Aquicultura, alegou que o governo federal esbarra em dificuldades orçamentárias para criar uma infraestrutura física, ao que o secretário André Pontes rebateu informando que a Sepaq trabalha em parceria com a Emater-PA em todos os municípios do Pará prestando assistência técnica aos pescadores e aquicultores, e ofereceu uma sala ao Ministério em todas as suas instalações.

O deputado Raimundo Santos defendeu a necessidade de financiamento, pelo Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal, das atividades produtivas, além da prévia qualificação dos pescadores, com parcerias como a do Sebrae, a fim de que saibam como aplicar e gerir os recursos captados e não fiquem endividados, e exemplificou como “case” de sucesso a experiência de utilização do couro de peixe em Bragança para confecção de biojoias e acessórios como bolsas, sapatos e cintos, com assessoria da Emater-PA.

Participaram da sessão José Antônio Melo Ferreira, presidente da Federação dos Pescadores Artesanais e Aquicultores do Pará; 1ª tenente Milena Chaves, representante da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental; Marcos Ribeiro, da Emater-PA; Ivanildo Pontes, diretor executivo da Fiepa; Antonio Remígio de Araújo, representante da Arcon; Cristina Lopes, do Banco da Amazônia; Álvaro Ortega, gerente de mercado do Banco do Brasil; José Alves Feitosa Oliveira, secretário executivo da Associação dos Municípios do Nordeste do Pará; João Terra de Trindade Jr., presidente do Instituto de Pesca e Aquicultura da Amazônia; e Raimunda Gomes de Oliveira, presidente da Colônia Z-10 de Icoaraci e representante da Federação de Pescadores do Pará, entre outras lideranças de São Caetano de Odivelas, Vigia, Soure, Salvaterra, Curuçá, Bragança, Marapanim, São Sebastião da Boa Vista e São João de Pirabas. O presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda, de licença médica, não pode comparecer e enviou suas escusas aos convidados.

Por Franssinete Florenzano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém