Legislativo

Mercado: iniciativa parlamentar coíbe fraudes no uso do CPF

Medida do deputado Raimundo Santos evita abertura irregular de firmas e muitos transtornos

O controle virtual de dados pessoais é um processo em constante evolução e sempre enfrentando desafios, considerando-se os permanentes registros de novos mecanismos de fraudes criados por pessoas mal-intencionadas ou grupos criminosos, como no caso de registros irregulares de empresas.

Ao considerar esses riscos, o deputado Raimundo Santos apresentou o projeto de lei nº 5058/2023 na Câmara dos Deputados, que busca evitar ou mesmo reduzir as possibilidades de transtornos e prejuízos causados com o uso indevido, sem permissão do titular do CPF.

A proposição, de acordo com a sua ementa, “acrescenta o inciso VII ao artigo 8º da Lei nº 8.934, de 18 de novembro de 1994, para que as Juntas Comerciais protejam o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), mantendo serviço que bloqueie de forma imediata, a pedido do titular ou terceiro mediante autorização, o uso do documento para abertura de firma, evitando-se fraude”.

De acordo com o parlamentar, “o principal foco com essa iniciativa é garantir a segurança e a integridade pessoais dos cidadãos, prevenindo a ocorrência de fraudes relacionadas à abertura de firmas em nome de terceiros”.
Com a medida, também se evitam que sejam criadas firmas “de fachada” para atividades ilegais. O PL foi apresentado no dia 18 de outubro e, portanto, já se encontra em tramitação regular na Casa.
Veja o que diz literalmente o adendo:
“Art. 8º…
VII – proteger o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), mantendo serviço que bloqueie de forma imediata, a pedido do titular ou terceiro, mediante autorização, o uso do documento para abertura de firma, evitando-se fraudes”. (N.R.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém