InformativoNotícias

Frente da Mineração acompanhará implantação da Votorantim

A situação não está das mais confortáveis para as mineradoras instaladas no Pará. Com o aperto nas exigências do cumprimento da legislação, os projetos que antigamente eram implantados sem mais delongas agora estão sentindo o peso da fiscalização do MPF.
Alarmados, os vereadores Josimar Feitosa, Walmir Santos, Alberto Nogueira, Marcelo Santos e Dahu Burani, membros da Comissão de Mineração da Câmara Municipal de Rondon do Pará, foram à Alepa pedir apoio ao deputado Raimundo Santos(PEN), presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento da Mineração no Pará, no sentido de acompanhar o processo de implantação da Votorantim Metais, cujo projeto integrado de mina de bauxita e refinaria de alumina, em fase de estudo de viabilidade, ainda não obteve licença ambiental. A área de influência direta do Alumina Rondon, com potencial acima de 1 bilhão de toneladas, engloba partes dos municípios de Rondon do Pará e Dom Eliseu. Hoje a economia da região gira em torno do setor agropecuário e comercial.
A Justiça Federal em Altamira suspendeu o licenciamento ambientaldo projeto Volta Grande do Xingu, que a canadense Belo Sun pretendia instalar no entorno da UHE-Belo Monte. A decisão atende a pedido do MPF e obriga a mineradora a fazer os estudos de impacto sobre os indígenas da região, que são exigidos por lei e até agora não foram apresentados.
 A expansão das atividades da Mineração Rio do Norte, que opera na região de Oriximiná desde 1979, pode ser paralisada, porque  ameaça as terras quilombolas Alto Trombetas e Jamari/Último Quilombo/Moura, onde vivem cerca de 330 famílias distribuídas em 13 comunidades espalhadas em mais de 30 mil hectares de terras quilombolas que podem ser destinados à retirada de bauxita.
E a retomada da exploração da mina de Serra Pelada por uma sociedade entre a cooperativa dos garimpeiros e a mineradora canadense Colossus – a joint venture Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral – pode ser cancelada. De acordo com o MPF, o contrato que criou a sociedade é irregular e só foi aprovado porque os garimpeiros foram enganados pela diretoria da cooperativa. Desde 2010 o MPF dispõe de dados que mostram que a Colossus Minerals Inc., com sede em Toronto, teve tratamento privilegiado para operar no garimpo de Serra Pelada, no sul do Pará. E que a Coomigasp, que detém os direitos da mina, é controlada por aliados do senador Edison Lobão (PMDB-MA), ministro das Minas e Energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém