Notícias

Comissões da Alepa autorizam operação do governo com BNDES

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Pará aprovou o projeto de lei nº 129/2013, que autoriza a operação de concessão de colaboração financeira não reembolsável, no valor de R$106.000.233,00 (cento e seis milhões e duzentos e trinta e três reais), do Governo do Pará com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(BNDES), no âmbito do Fundo Amazônia. A matéria estava sob diligência formulada pelo deputado Raimundo Santos(PEN), presidente da CCJ e relator e, diante do atendimento do Poder Executivo, que encaminhou planilha descrevendo a destinação do montante a ser contratado a título de colaboração financeira não-reembolsável, além da explanação feita pelo secretário extraordinário do Programa Municípios Verdes, Justiniano de Queiroz Neto, o projeto foi acolhido também pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, sob relatoria do deputado José Megale(PSDB).

Os recursos serão destinados a cem municípios engajados no cumprimento das metas do Programa Municípios Verdes, representando 94% da área total do Pará. O governo do Estado pretende estruturar sistema de gestão ambiental descentralizado e integrado, com maior presença nas doze regiões de integração e fortalecimento de Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Conselhos Municipais de Meio-Ambiente, além de criar bases para o fomento de negócios que favoreçam o desenvolvimento sustentável no Pará.

Em seu parecer favorável, o deputado Raimundo Santos destacou que o dinheiro vai apoiar as ações de monitoramento, prevenção e combate ao desmatamento e robustecer a produção rural sustentável por meio de ações estratégicas de ordenamento ambiental e fundiário e de gestão ambiental, com foco em pactos locais e implantação do CAR – Cadastro Ambiental Rural. Pontuou, também, que os investimentos propostos estão em consonância com as diretrizes governamentais traduzidas nos programas de governo que compõem o Plano Plurianual 2012/2015, observadas as disposições legais em vigor. O projeto tramita em regime de urgência e não recebeu qualquer emenda.

Nas metas do Programa Municípios Verdes consta a realização de pelo menos duas campanhas publicitárias de âmbito estadual com foco no combate ao desmatamento e à exploração ilegal de madeira e adesão de propriedades ao CAR, sendo uma em 2014 e outra em 2015; a estruturação de duas unidades móveis de fiscalização e monitoramento de focos potenciais de desmatamento nas florestas públicas e privadas; e o desenvolvimento de estudo de alto nível técnico para o fomento de cadeias produtivas com potencial para a economia de baixo carbono e alto valor agregado no Pará.

Entre os pontos fortes do programa, o deputado Raimundo Santos enfatiza a decisão do governador Simão Jatene organizar e tornar acessível, a partir de 2013, para diferentes públicos, base de informações sobre os municípios verdes, além de produzir base digital georreferenciada em escala 1:25.000 para toda a área de abrangência do projeto, e promover e incentivar a realização de CAR em, pelo menos, 80% dos imóveis rurais cadastráveis nos cem municípios beneficiários do projeto, até o fim de 2015. Acentua, também, a inclusão entre as metas do programa a retirada dos 15 municípios paraenses da lista de desmatadores do Ministério do Meio Ambiente e medidas para evitar que outros municípios, em especial os na categoria sob pressão do Programa Municípios Verdes, entrem na lista do MMA. O presidente da CCJ evidencia, ainda, o acerto de figurar entre as metas do programa a formalização de 66 pactos locais e o fortalecimento de 34 já firmados para a redução e combate ao desmatamento, bem como a elaboração de planos municipais de controle e combate ao desmatamento e à degradação florestal, aliados à definição de diretrizes para a construção de agendas municipais de desenvolvimento sustentável, nos cem municípios beneficiados até o final de 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém