DestaqueLegislativo

Deputado Raimundo Santos intervém e Alepa reconhece Comieadepa como patrimônio do Pará; Martinho Carmona enaltece Convenção de pastores e obreiros

Parlamento também vota favorável a projeto do líder do Patriota que prevê instituir programa estadual em benefício de portadores do Alzheimer

Em um dia considerado histórico, a Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado do Pará (Comieadepa) ganhou o reconhecimento público como Patrimônio Cultural de Natureza Material e Imaterial do Estado do Pará com a aprovação do projeto de lei 241/2021, de autoria do deputado Raimundo Santos (Patriota), na sessão plenária de hoje (17 de agosto) da Assembleia Legislativa (Alepa).

A proposição, votada até a redação final, constitui-se em homenagem pelos 100 anos de fundação da entidade, que transcorrem amanhã (18). A perspectiva agora é que o governador Helder Barbalho, dada a importância da data comemorativa, viabilize em breve a sanção e promulgação.

Na tribuna, o parlamentar destacou nessa terça-feira a trajetória e o papel da Comieadepa como sociedade civil de natureza religiosa, sem fins lucrativos e que vem desenvolvendo, ao longo de sua história, ações ministeriais nas áreas eclesiásticas, educacional, social e espiritual. Sobre o evento e o significado, ele disse em pronunciamento o seguinte:

“Belém, Ananindeua, essa área metropolitana, tem recebido, nesses dias, milhares de pastores, de obreiros, da Assembleia de Deus, do interior paraense, e também de todo o Brasil estão chegando caravanas para participar desse evento, considerando que a convenção de pastores, de obreiros, foi a primeira, o berço convencional da Assembleia de Deus que se tornou, nascida em Belém do Pará, a maior igreja pentecostal do mundo. De forma que a Assembleia de Deus é realmente um patrimônio, não arquitetônico, material, mas principalmente imaterial pelo bem que tem feito para a sociedade, para a família, para a vida, às pessoas, e por isso venho aqui enaltecer essa instituição que, além da propagação da fé, da pregação do Evangelho, visa alcançar a alma das pessoas, conceder a paz, mormente num período de tanta turbulência que nós vivemos hoje.
Quando nessa pandemia as pessoas ficaram solitárias, tristes, deprimidas, em busca de algo para que as mentes pudessem ficar aliviadas da tensão provocada por correntes de pensamentos sobre familiares que partiram para a eternidade, pessoas que adoeceram, pessoas que estão com sequelas da Covid-19, pessoas que buscaram intensamente pela internet, pela televisão, receber uma palavra que pudesse alcançar o seu coração… Mais importância, mais grandeza passa a ter a propagação da fé, a propagação da Palavra de Deus, que tem sido feita ao longo desse centenário da convenção paraense.
Primeiro esta casa festejou os 100 anos da Assembleia de Deus, que começou em Belém, a igreja-mãe. E agora é o centenário da primeira convenção de pastores, que serviu de referência, de modelo para que os demais Estados da Federação pudessem também constituir suas respectivas convenções, que é o modelo, a organização administrativa que a Assembleia de Deus utiliza para coordenar melhor a sua atuação espiritual e, como dizia, a sua atuação também social. Que além dessa atuação mais voltada para o Evangelho, de salvação, de cura divina, de batismo pelo Espírito Santo, de arrebatamento da Igreja, tem o lado social do amor ao próximo. Quantas obras de resgate da cidadania a igreja tem realizado por esse Brasil afora, por este mundo! De forma internacional, a sua atuação se concretiza, se consolida cada vez mais.
Pessoas que foram alcançadas, que eram afastadas do convívio social, até da família, viciadas em drogas e encontraram pela propagação da fé desses pastores, desses obreiros, uma mudança de vida… [Elas] tiveram um novo nascimento e passaram a ter uma participação eficaz no seio da própria sociedade”.

IGREJA “GUARDIÔ
O deputado Martinho Carmona, um dos mais eminentes parlamentares ao longo de várias legislaturas e ex-presidente da Casa, pediu aparte e fez importante manifestação, transcrita abaixo:

“Devo dizer que a Assembleia de Deus é uma das guardiãs da sociedade e sobretudo da família. Qualquer bisavô, avô, tio, pai, mãe sabe que a Assembleia de Deus protege o adolescente, a criança, orienta o jovem e tem na família a sua estrutura de boa convivência e de progresso. Eu tenho a oportunidade de ter uma excelente relação com Vossa Excelência, com o pastor Gilberto Marques, o pastor Samuel Câmara e, de muitos anos, com o pastor Firmino da Anunciação Gouveia. Homens completamente devotados à causa do Evangelho, que primam pela família. Eu quero me somar e dizer que este centenário que, quando fui presidente, tive a oportunidade, por ocasião das comemorações dos 90 anos, de participar de uma forma muito intensa e prazerosa. A Igreja do Evangelho Quadrangular hoje possui aproximadamente 3.500 templos em todo o Estado do Pará. A Assembleia de Deus tem quase 9 mil, ou mais, foi o último número que eu ouvi. Então é uma igreja extraordinariamente presente em todos os rincões. Antigamente,  a gente tinha uma cidade, quando tinha um Bradesco, um campo de futebol e uma igreja católica. Hoje, nem tem campo de futebol nem tem Bradesco, mas várias igrejas evangélicas. Isso é o crescimento vegetativo. Nós não temos nem projeto e programação de crescimento. É natural. Então a igreja Assembleia de Deus, como a pioneira do pentecoste, e nós que também somos pentecostais, iremos nos somar, parabenizar e dizer que bendito seja o momento em que a Assembleia de Deus se instalou aqui no Pará e tem dado oportunidade para a restauração e recuperação de milhares de pessoas e famílias. Por isso, e por muito mais, parabéns à Assembleia de Deus, ao vosso pronunciamento, Vossa Excelência que, mui dignamente, tem nos representado com muita galhardia. Deus seja louvado pela Assembleia de Deus. Muito obrigado!”. “O aparte de Vossa Excelência está inserido com grandeza no meu pronunciamento”, disse Raimundo Santos em agradecimento.

“MAL DO SÉCULO”
Na mesma sessão ordinária, o líder do Patriota na Alepa também teve aprovado o projeto de lei 41/2021, que institui o Programa Estadual de Prevenção e Assistência aos Portadores da Doença de Alzheimer. O projeto, que passou da mesma forma em redação final, recebeu a Emenda Modificativa de Plenário 01/2021, alterando e atualizando a nomenclatura da patologia.

Na tribuna, o autor do PL fez um histórico sobre a doença do Alzheimer explicando a justificação, fundamentada em extensa pesquisa e com base em obras de referência internacional e específicas sobre o tema. “É um projeto da maior importância, considerando a gravidade dessa patologia para o futuro da Humanidade”, disse Raimundo Santos.

Botão Voltar ao topo