DestaqueNotícias

Jogos de azar: debate em Belém sobre legalização é alerta à sociedade

Deputado Raimundo Santos abre discussão no Pará sobre projeto de lei que pode descriminalizar contravenções no Brasil

O deputado Raimundo Santos (Patriota) e o advogado e ativista baiano Roberto Lasserre, respectivamente, coordenador estadual e nacional do Movimento Brasil Sem Azar promoveram hoje (28 de janeiro) palestra voltada a líderes evangélicos em Belém para o debate do projeto de lei 442/1991, que prevê a legalização dos jogos de Azar no País – a proposição deverá entrar em pauta de votação já na próxima semana na Câmara Federal.

O evento, que ocorreu no Seminário Teológico da Assembleia de Deus (Setad), faz parte de uma mobilização apolítica e intersetorial que vem percorrendo as capitais para evitar a aprovação da matéria, considerada extremamente danosa à sociedade. Na abertura da programação, o pastor Adriano Casanova leu trecho bíblico e o pastor Philipe Câmara, do Templo Central da Assembleia de Deus, esteve presente representando o presidente da igreja, Samuel Câmara, e fez orações no início e final do encontro.

“Esse tema tem tudo a ver com aquilo que nós pregamos, contra o pecado e que devemos amar a Deus e ao próximo, e essa legalização seria uma atrocidade, uma tragédia nacional”, classificou o deputado Raimundo Santos. “É preciso que nós façamos duas coisas importantes: uma é que devemos orar pelas autoridades, porque o apóstolo Paulo recomendou a Timóteo orar em favor de todas delas. Nesse momento é preciso que Deus toque no coração de cada parlamentar, mas é preciso também que a gente faça um outro trabalho: somar, nos mobilizar, cumprir com o nosso papel. Esse projeto representa um perigo para a sociedade brasileira”, enfatizou.

Em sua manifestação, Roberto Lasserre apresentou um amplo painel de causas e efeitos dos jogos de azar pelo mundo e as consequências da descriminalização nacional do conjunto da jogatina, como bingos, cassinos e jogo do bicho, por exemplo, tipificados de contravenções no Código Penal Brasileiro. A base de dados compilados é da Cruz Azul, entidade gaúcha sem fins lucrativos fundada em 1982, cujo propósito é desenvolver ações para dependentes químicos e familiares codependentes, sendo apontada como Centro de Referência em Dependência Química (CEREDEQ).

O palestrante desconstruiu com os dados técnico-científicos apresentados em telão as argumentações dos legalistas, como o aumento do turismo receptivo, postos de trabalho e arrecadação tributária. De acordo com os estudos apresentados por Lasserre, os brasileiros só têm a perder em caso de aprovação do projeto: o custo social terá aumento exponencial, com reflexos na violência pública e na área da saúde.

“Na minha concepção é um projeto totalmente irresponsável, não mereceria, nunca, ter o requerimento de urgência, e pode trazer graves consequências para a sociedade, especialmente quanto à ludopatia, que é compulsão aos jogos”, alertou ele. “Quem deseja legalizar os jogos apresenta um discurso falacioso e precisa ser combatido. É preciso reagir”, pregou. “Isso tem de ser falado aos parlamentares estaduais, federais, líderes políticos, religiosos, sociais, para que o Brasil possa se insurgir e não permitir que os jogos de azar sejam legalizados”, defendeu o conferencista.

“Os jogos não vão trazer novos empregos, receita, e não afasta a possibilidade de jogos clandestinos. A questão da ludopatia é muito grave,   estarrecedora: os jogadores compulsivos, em torno de 50% a 80, já pensaram em se suicidar – a média da população é 5%. Entre 13% e 20% tentaram o suicídio efetivamente ou conseguiram, e a média da população é 0,5%. Estamos falando de uma desgraça social que o Brasil tem de enfrentar”, apontou o conferencista, que interagiu com a plateia respondendo questionamentos e tirando dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém