Notícias

Deputado quer paraense como ‘Patrono do Esporte Olímpico Brasileiro’

Parlamentar apresentou PL para consagrar Guilherme Paraense, atleta que conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos

O deputado Raimundo Santos (PSD-PA) apresentou o projeto de lei 723/2024 para fazer mais que um resgate histórico, mas justiça com a memória esportiva nacional. Com a proposição, ele quer tornar o primeiro atleta brasileiro a conquistar medalha de ouro em Olimpíada, Guilherme Paraense, nascido em Belém em 25 de junho de 1884, o “Patrono do Esporte Olímpico Brasileiro”.

O parlamentar narra em sua justificação a impressionante aventura na viagem do medalhista e a equipe que compôs, a de tiro esportivo, incluindo o roubo de material, até a conquista histórica na Antuérpia, na Bélgica, com armas emprestadas por norte-americanos.

Se em Belém a importância de Guilherme Paraense foi reconhecida ao dar nome à Arena Mangueirinho em 21 de outubro de 2016, o mesmo não ocorre até agora em nível nacional.

Um parente do atleta chegou a escrever que ele só é lembrado “de quatro em quatro anos, e em canto de página”, referindo-se ao período de realização dos Jogos Olímpicos, como agora em 2024, com as disputas na França, que ocorrem em Paris no período 26 de julho e 11 de agosto.

O ano em curso, por sinal, marca os 104 anos da conquista da medalha de ouro e o 140º aniversário de Guilherme Paraense, que quando disparou o tiro certeiro na prova de pistola rápida no dia 3 de agosto de 1920 tinha 36 anos. Detalhe: ele também foi prata em pistola livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém