Notícias

Com voto de louvor na Câmara, deputado destaca igreja AD e três municípios

AD em Bragança, além de Marabá, Juruti e São Félix do Xingu foram contemplados

No mês de abril, o deputado Raimundo Santos apresentou quatro requerimentos de voto de louvor, manifestação oficial que concentra vários simbolismos, como de reconhecimento, homenagem, motivação e contribuição para a preservação da memória e legado. Foram registrados três requerimentos em referência aos aniversários dos municípios de Marabá, Juruti e São Félix do Xingu, além do alusivo à Assembleia de Deus Ministério de Toronto de Bragança, também localidade do interior do Estado.

O primeiro requerimento, de nº 1370/2025, foi protocolado no dia 8, em razão do aniversário de 112 de fundação de Marabá, município situado na região sudeste e uma das mais importantes localidades do Estado. Em seguida, no dia 9, foi a vez dos requerimentos com as numerações 1380/2025 e 1381/2025, correspondentes a Juruti e São Félix do Xingu, respectivamente, que completaram, pela ordem, 142 e 63 anos de emancipação político-administrativa.

O quarto requerimento, nº 1405/2025, protocolado no dia 11, deve-se à passagem dos 10 anos de fundação e relevantes serviços prestados à sociedade da igreja Assembleia de Deus Ministério de Toronto de Bragança. O parlamentar chegou a participar da agenda comemorativa ao lado irmão, pastor Joaquim Santos Filho, presidente internacional da AD sediada em Toronto-Canadá. A bela programação festiva ocorreu nos dias 22 e 23 do mês de março, sendo coordenada pelo pastor da igreja, Eliezer Sampaio e sua esposa, a pastora e cantora Cleide Silva.

Raimundo Santos observou que durante a primeira década de existência, a AD tem prestado serviços sociais considerados imprescindíveis, sobretudo à parcela mais carente da população. No âmbito eclesiástico, o ministério fixou como propósitos institucionais a adoração, o ministério, o evangelismo, a comunhão e o discipulado, mas com foco em “ser uma igreja onde cada membro é um verdadeiro discípulo de Cristo comprometido em ganhar sua família para Jesus, onde todos são salvos, edificados, libertos, curados e treinados”, conforme preconiza em seu site oficial.

POTÊNCIAS

Homenageado, Marabá, município fundado em 5 de abril de 1913, ocupa uma posição estratégica no Estado do Pará e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social da região Norte do Brasil. Seu crescimento, ao longo das últimas décadas, demonstra a capacidade de adaptação e resiliência de seu povo, que tem se destacado em diversas áreas produtivas e contribuído significativamente para a economia do País. A cidade se consolidou como um dos principais polos industriais e comerciais do Pará, contando com uma economia diversificada que inclui a mineração, a siderurgia, a agropecuária e o comércio.

Juruti, localizado no extremo oeste do Estado, na região de integração do Baixo Amazonas, é um município de grande relevância histórica, econômica e cultural para a região amazônica. Fundado em 9 de abril de 1883, o município surgiu a partir de uma aldeia dos índios Mundurucus e, desde então, vem se desenvolvendo de maneira expressiva, consolidando-se como um importante polo econômico. A economia de Juruti sempre esteve atrelada às atividades tradicionais da Amazônia, como o cultivo da mandioca, a pesca, a pecuária e o extrativismo vegetal. No entanto, com a descoberta de uma das maiores reservas de bauxita de alta qualidade do mundo, o município passou a se destacar também no setor mineral.

São Félix do Xingu, cuja data de aniversário é 10 de abril, é o maior município da região sul paraense. Está localizado na região de integração do Araguaia, sendo reconhecido como terra altamente produtiva da agropecuária. Desde os primórdios, a cidade tem uma história ligada ao encontro de povos e culturas que passaram por diferentes momentos do desenvolvimento econômico do País e de seus próprios quadrantes.

Situado na confluência dos rios Fresco e Xingu, destaca-se por sua vasta extensão territorial e seu potencial econômico, consolidando-se como um dos mais importantes centros produtivos da região.

Inicialmente, a economia local foi impulsionada pela exploração madeireira, mas, com o passar dos anos, a pecuária de corte assumiu um papel central no desenvolvimento do município.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Congresso de Adolescentes 2025 Congresso de Adolescentes 2024 – Remanescentes Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém
Congresso de Adolescentes 2025 Congresso de Adolescentes 2024 – Remanescentes Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém