Notícias

Alepa instituiu a Semana da Mineração em março

Foi aprovado, hoje, à unanimidade, projeto de iniciativa do presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Estado do Pará, deputado Raimundo Santos(PEN) instituindo no âmbito do Estado do Pará a “Semana da Mineração”, a ser celebrada anualmente no mês de março, englobando o dia 14 de março, “Dia Estadual da Mineração”, declarado como tal pela Lei n° 7.603/2012.

O momento é considerado muito oportuno para o debate. A proposta do novo Código de Mineração que está em discussão no Congresso está sendo elaborada desde 2010 pelo governo federal e deve mudar o sistema de concessões e atualizar os valores dos royalties da exploração de minérios. O texto também deve propor a criação da Agência Nacional de Mineração e do Conselho Nacional de Política Mineral.

A iminência da mudança do marco regulatório fez com que muitas empresas paralisassem seus investimentos. As novas regras devem tirar o setor da estagnação e garantir recursos para os municípios afetados pela atividade. A revisão da compensação financeira pelos recursos minerais, os chamados royalties, é ponto nevrálgico das negociações. Atualmente, a alíquota máxima é de 3% do faturamento líquido, considerada baixíssima. Está sendo defendida a criação de uma participação especial, que só seria devida pelas grandes empresas que exploram jazidas de alta rentabilidade.

A intenção do presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração é fomentar a discussão sobre o setor minerário e a necessidade de investimentos na produção científica, tecnológica e, principalmente, na formação de recursos humanos na área. “Explorar de forma sustentável a imensa riqueza mineral já mapeada em seu subsolo, sem repetir os estragos do passado e eliminando os garimpos clandestinos é um dos desafios atuais do Brasil”, diz o deputado Raimundo Santos.

O governo federal pretende criar um Conselho Nacional de Política Mineral como órgão de assessoramento da Presidência da República, para a formulação da política mineral, implantação de diretrizes e outorga dos direitos minerários e criação de uma disciplina de aproveitamento das substâncias minerais. E, até o final deste ano, o Pará poderá ter o seu primeiro Plano Estadual de Mineração, que deverá vigorar até 2030. O documento será elaborado pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), em parceria com diversas instituições do setor de mineração.

O Pará é o segundo maior Estado minerador do País e tem um peso importante no saldo comercial da economia do setor, mas ainda não dispõe de planejamento que indique como a atividade deve ser realizada na região. O Plano, dentre outros temas, vai definir as áreas de mineração no Estado, a relação que as mineradoras devem ter com as comunidades onde os projetos estão instalados, e nortear como se dará o processo de negociação do minério.

Ao justificar a iniciativa, o deputado Raimundo Santos sustentou que é imprescindível oferecer subsídios, principalmente aos estudantes, a fim de que entendam o que significa o Pará ser um estado minerador e as alternativas que existem para o aproveitamento desse potencial no sentido de formação de recursos humanos, geração de emprego e oportunidades de negócios, conciliando as atividades de lavra com preservação ambiental. “Acreditamos que, por meio de conferências, palestras, mesas-redondas e minicursos, por exemplo, a Semana de Mineração poderá ser eficiente instrumento para evidenciar o tema e sensibilizar a sociedade a fim de que participe ativamente de um amplo debate sobre como as transformações globais podem afetar e impactar a economia regional e em especial os municípios dependentes da extração mineral. É salutar que sejam abordados o potencial dessa atividade econômica em todo o nosso País, as particularidades do Estado do Pará, as principais dificuldades enfrentadas no setor e a nova proposta de legislação para mineração que será votada pelo Congresso.”

A Semana de Mineração permitirá, ainda, a ênfase necessária para que se trate, entre outros pontos, das estratégias utilizadas pelas empresas mineradoras a fim de garantir a sustentabilidade, defende o presidente da Frente minerária, autor também da lei que fixou o dia 14 de março como o ‘Dia Estadual da Mineração’, no Estado do Pará. Em 1967, na mesma data, começou a pesquisa mineral na região de Carajás.

“O Pará pode inaugurar um novo ciclo de desenvolvimento com as novas regras propostas para o setor mineral, e a Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração tem a alta responsabilidade de atuar de forma a garantir que os prometidos investimentos pelas gigantes da mineração não perpetuem a histórica situação de exportação de matéria prima sem contrapartida na verticalização da produção e qualificação da mão de obra. Há muito o que dizer e fazer. E nós temos muita disposição para este trabalho”, sintetiza o deputado Raimundo Santos.

Por Franssinete Florenzano

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém