LegislativoNotícias

‘Terra do miriti’ ganha destaque na Câmara dos Deputados

Deputado Raimundo Santos propõe título de ‘Capital Nacional do Miriti’ a Abaetetuba; festival local também ganhará reconhecimento

O município de Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins, no Estado do Pará, foi contemplado recentemente com dois merecidos projetos de lei do deputado Raimundo Santos. O primeiro PL, de número 4095/2023, apresentado no dia 23 de agosto na Câmara dos Deputados, propõe o título de “Capital Nacional do Miriti”, e a segunda proposição, com a numeração 4168/2023, protocolada na data de 28 de agosto, classifica a programação cultural “MiritiFest”, o Festival do Miriti, realizado há 19 anos na localidade, como “Manifestação da Cultura Nacional”.

Abaetetuba é reconhecida internacionalmente pela produção dos icônicos brinquedos de miriti, que envolve famílias inteiras e entidades representativas de profissionais, como o Instituto Multicultural Miritis da Amazônia (IMMA); Associação dos Agroextrativistas, Pescadores, Artesãos do Pirocaba (ASAPAP); Associação dos Artesãos Produtores de Artesanato de Miriti (AAPAM); e a Associação Arte Miriti de Abaetetuba (Miritong), por exemplo.

O parlamentar, na justificação do primeiro projeto, assim argumentou: “O meritório reconhecimento público do município de Abaetetuba, no Estado do Pará, como principal símbolo no Brasil da importância social, cultural e econômica de atividades laborais que têm como base, entre outros itens, o ‘isopor da Amazônia’, como é chamada a fibra ou madeira leve extraída do miritizeiro, ou buritizeiro (Mauritia flexuosa L.f.), justifica o título de ‘Capital Nacional do Miriti’ apresentado nesta proposição legislativa. Trata-se, fundamentalmente, de uma alternativa de geração de renda com responsabilidade ambiental, social e cultural”.

O deputado afirma: “Em sentido mais popular, o miriti ou buriti é uma palmeira brasileira considerada bastante comum, existente em áreas alagadiças da Amazônia e também do cerrado, estendendo-se de Estados do Norte ao Nordeste, Centro-Oeste e até espaços da região Sudeste. Comunidades indígenas e populações tradicionais já a denominaram de ‘árvore da vida’ em razão da sua múltipla gama de aplicações e produtividade, uma vez que seus frutos, folhas e a sua madeira são aproveitados, principalmente em manejo sustentável, evitando-se cortar a árvore ou prejudicar o ambiente à sua volta”.

No outro projeto, Raimundo Santos declara: “Realizado há 19 anos, completados em maio do corrente ano de 2023, o Festival do Miriti, mais conhecido por MiritiFestival ou simplesmente MiritiFest é um evento cuja importância ultrapassou os limites do município de Abaetetuba e do próprio Estado do Pará, tornando-se uma atração cultural e turística das mais belas do País”. Para ele, o festival, “com uma programação abrangente, com exposição do trabalho dos artesãos locais, ainda oferece apresentações musicais que atraem visitantes de todo o Pará e de Estados vizinhos”.
De acordo com o congressista, o MiritiFest, iniciado em 2004, “atrai grandioso público de várias partes do País com uma diversidade produtiva do miriti em formas e aplicações variadas por meio do talento e criatividade de artesãos, artistas visuais, cozinheiros, produtores de biojoias”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém