DestaquesNotícias

Alepa apela pela inclusão de Paragominas na ferrovia Norte-Sul

norte-sul-ferrovia-paragominasAinda neste mês de agosto, está previsto o lançamento do edital de licitação da ligação ferroviária com 457 quilômetros de extensão que ligará a ferrovia Norte-Sul de Açailândia(MA) ao porto de Vila do Conde, em Barcarena(PA) e abrangerá onze municípios do Pará e do Maranhão, com o aporte de investimentos na ordem de R$3,25 bilhões. Será a primeira obra a ser concedida à iniciativa privada, com o apoio da ANTT- Agência Nacional de Transportes Terrestres, através do Programa de Investimentos em Logística. Entretanto, o projeto excluiu uma área do território paraense de importância estratégica e onde estão localizados os empreendimentos responsáveis pela maioria absoluta da demanda de cargas a serem transportadas pelo novo eixo.

Para corrigir o equívoco, na quarta-feira passada a Assembleia Legislativa do Estado do Pará aprovou Moção de autoria do deputado Raimundo Santos(PEN), presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento da Mineração no Pará, apelando ao governo federal e ao Congresso nacional no sentido de que seja incluído no edital de licitação a construção de um ramal com cerca de 90 Km, a fim de interligar ao trecho ferroviário a região de Paragominas, onde seria construído um Terminal Planejado, na confluência da BR-230, a Belém-Brasília, com a rodovia estadual PA-256.

“Apesar da enorme importância de Paragominas e municípios ao redor, o edital da obra, que deverá ser lançado no próximo dia 19, cujo leilão que deverá ocorrer em 18 outubro, não prevê o ramal com a interligação. Os estudos ainda estão no Tribunal de Contas da União e podem ser questionados. Não podemos perder essa oportunidade de reconhecer a importância do Estado do Pará para o Brasil e de Paragominas para o Pará e de buscar o desenvolvimento da infraestrutura regional com geração de emprego e renda”, defendeu o deputado Raimundo Santos na tribuna, no que foi apoiado pelo presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda(DEM), e por todas as lideranças da Casa.

A própria Agência Nacional de Transportes Terrestres identificou, em estudos complementares, a necessidade da extensão do traçado ferroviário até Paragominas, município responsável por mais de 40% da demanda total das cargas a serem transportadas. De acordo com os levantamentos da ANTT, a partir de 2020 as principais cargas da demanda induzida serão os produtos da indústria do alumínio – bauxita, alumina e os grãos da região de Paragominas e municípios circunvizinhos – que, juntos, representam 72,30% da demanda total, ou 9.565.000.955 TKU (Toneladas por Quilômetro Útil). Conforme os dados da ANTT, a demanda do Pará na área está distribuída entre Paragominas, com 4,85%; e Ulianópolis, com 30,46%. Além do mais, cerca de 90% da ligação ferroviária de Açailândia (MA) a Vila do Conde está no território paraense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém