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Alepa apela pela inclusão de Paragominas na ferrovia Norte-Sul

norte-sul-ferrovia-paragominasAinda neste mês de agosto, está previsto o lançamento do edital de licitação da ligação ferroviária com 457 quilômetros de extensão que ligará a ferrovia Norte-Sul de Açailândia(MA) ao porto de Vila do Conde, em Barcarena(PA) e abrangerá onze municípios do Pará e do Maranhão, com o aporte de investimentos na ordem de R$3,25 bilhões. Será a primeira obra a ser concedida à iniciativa privada, com o apoio da ANTT- Agência Nacional de Transportes Terrestres, através do Programa de Investimentos em Logística. Entretanto, o projeto excluiu uma área do território paraense de importância estratégica e onde estão localizados os empreendimentos responsáveis pela maioria absoluta da demanda de cargas a serem transportadas pelo novo eixo.

Para corrigir o equívoco, na quarta-feira passada a Assembleia Legislativa do Estado do Pará aprovou Moção de autoria do deputado Raimundo Santos(PEN), presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento da Mineração no Pará, apelando ao governo federal e ao Congresso nacional no sentido de que seja incluído no edital de licitação a construção de um ramal com cerca de 90 Km, a fim de interligar ao trecho ferroviário a região de Paragominas, onde seria construído um Terminal Planejado, na confluência da BR-230, a Belém-Brasília, com a rodovia estadual PA-256.

“Apesar da enorme importância de Paragominas e municípios ao redor, o edital da obra, que deverá ser lançado no próximo dia 19, cujo leilão que deverá ocorrer em 18 outubro, não prevê o ramal com a interligação. Os estudos ainda estão no Tribunal de Contas da União e podem ser questionados. Não podemos perder essa oportunidade de reconhecer a importância do Estado do Pará para o Brasil e de Paragominas para o Pará e de buscar o desenvolvimento da infraestrutura regional com geração de emprego e renda”, defendeu o deputado Raimundo Santos na tribuna, no que foi apoiado pelo presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda(DEM), e por todas as lideranças da Casa.

A própria Agência Nacional de Transportes Terrestres identificou, em estudos complementares, a necessidade da extensão do traçado ferroviário até Paragominas, município responsável por mais de 40% da demanda total das cargas a serem transportadas. De acordo com os levantamentos da ANTT, a partir de 2020 as principais cargas da demanda induzida serão os produtos da indústria do alumínio – bauxita, alumina e os grãos da região de Paragominas e municípios circunvizinhos – que, juntos, representam 72,30% da demanda total, ou 9.565.000.955 TKU (Toneladas por Quilômetro Útil). Conforme os dados da ANTT, a demanda do Pará na área está distribuída entre Paragominas, com 4,85%; e Ulianópolis, com 30,46%. Além do mais, cerca de 90% da ligação ferroviária de Açailândia (MA) a Vila do Conde está no território paraense.

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