DestaqueLegislativo

Raimundo Santos é coautor de PEC para isenção tributária das igrejas

Deputado federal afirma que momento é histórico e prevê aprovação rápida no Congresso Nacional

O deputado Raimundo Santos (PSD-PA) comemorou a apresentação e rápido andamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê imunidade tributária a templos católicos e evangélicos no País e que já tramita na Câmara dos Deputados.
Coautor da proposição, ele classifica o momento como “histórico” e acredita que a aprovação ocorrerá ainda nesse ano de 2023. A medida, que recebeu nada menos que 340 assinaturas dos parlamentares e já foi levada ao presidente da Casa, Arthur Lira, o qual promete já encaminhar à Comissão de Constituição e Justiça, tem como objetivo garantir a defesa da liberdade religiosa, de acordo com os grupos que formalizaram a PEC.

Em caso de aprovação, não haverá cobranças de impostos para construção e reformas dos templos e também para obras de prestação de serviços, entre elas de construção de creches, asilos e comunidades terapêuticas, por exemplo.
Outro benefício a ser considerado é a isenção tributária em gastos com a manutenção das atividades, bem como de aquisições referentes a utensílios para a realização de cultos.

Sabe-se que, no Brasil, igrejas e templos religiosos estão livres da obrigatoriedade de pagamento de impostos, uma vez que encontram-se entre as instituições que detêm imunidade tributária, fato previsto na Constituição Federal de 1988. De acordo com o texto da PEC, qualquer entidade de caráter religioso será imune a impostos instituídos pelas esferas federal, estadual e municipal.

Entre os principais tributos isentos, destacam-se: o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); Imposto de Renda (IR); Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins); Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), considerando que os veículos estejam em nome do estabelecimento religioso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém