Notícias

A volta do culto na Assembleia Legislativa causa comoção

Idealizado há mais de dez anos pelo deputado Raimundo Santos, momento de adoração a Deus ganha a denominação de “Manhã de fé”

Depois de um ano sem realização, o tradicional culto da Assembleia Legislativa (Alepa) voltou a ocorrer na manhã de hoje (2 de junho) devido à flexibilização ao atual período de pandemia do novo coronavírus, mas sendo mantidas as medidas preventivas. Iniciativa do deputado Raimundo Santos (Patriota) há mais de dez anos, a solenidade é considerada um amparo espiritual para servidores da Casa às quartas-feiras, e aberta também à sociedade.

Com a aprovação do parlamentar e dos irmãos presentes, o culto passará a ter uma identificação própria na nova fase e será chamado de “Manhã de fé”. A novidade foi inicialmente ventilada pelo pastor Reginaldo Moura, da Assembleia de Deus do bairro Sacramenta, que conduziu a apresentação da Palavra e pôs a sugestão para a avaliação geral. A ideia partiu do cantor gospel Daniel Dias, 28, responsável pela abertura musical e foi prontamente aceita.

Para o pastor Reginaldo Moura, 40, a volta da programação religiosa na Alepa é “bem salutar e importante”. “O culto presencial é um bálsamo no coração de tanta gente que, de repente, perdeu um ente querido, que passou uma dificuldade muito grande nesse momento”, disse ele. “Retornar esse culto é retornar as esperanças, a fé, a visão do futuro que muita gente perdeu no decorrer da pandemia. É olhar para o Céu, para a frente e dizer: ainda há esperança”.

Ele elogiou a iniciativa do deputado Raimundo Santos para a realização do culto. “Ele é um missionário parlamentar, tem feito a diferença não somente nessa Casa, mas no Estado do Pará, em meio ao povo evangélico”, declarou. “[O deputado] foi um instrumento que Deus levantou para trazer esse culto, que tem sido um momento de conforto, um momento de edificação, alegre, feliz e de salvação. Quantas pessoas entraram aqui, aflitas, e encontravam a alegria da alma, a felicidade e paz no coração”, apontou.

“A missão da igreja é de evangelizar, levar a Palavra àqueles que precisam, ela vem como bálsamo na alma das pessoas, principalmente nesse momento de crise que estamos vivendo, de crise não somente financeira, mas também emocional, psicológica”, avaliou Reginaldo Moura, que tem dezesseis anos de ministério pastoral e disse ter vivenciado a preocupação de muitas pessoas durante a crise sanitária.

O pastor Ariosvaldo Brabo, 58, comemorou o retorno do culto. “Nós estamos desde 2010, desde a volta do deputado à Casa, e agora tivemos esse período que paralisou, por causa da pandemia, mas hoje, para mim, é motivo de muita alegria poder retornar e louvar, engrandecer o Senhor em todas as manhãs de quartas-feiras, como vínhamos fazendo”, afirmou. “Esse ano que ficou sem termos culto ficou difícil, mas ficamos felizes de podermos retornar às atividades. É maravilhoso agradecer ao Senhor”, declarou.

O cantor Daniel Dias considerou que a normalização do culto é importante. “Voltar a participar é momento de reflexão, de vitória”, disse. “Estávamos em casa sem esse contato. “Significa muito porque podemos estar em comunhão com nossos irmãos e amigos. A gente gosta de estar perto, muita gente ficou em depressão, precisamos rejeitar esse tipo de sentimento”, disse ele, que gravou a canção temática dos 110 anos da Assembleia de Deus, data que será comemorada nesse mês de junho.

O deputado Raimundo Santos falou ao público que a paralisação do culto foi provocada pela necessidade dos protocolos de saúde em razão da crise sanitária, mas que muitos servidores manifestaram desejo de voltar a participar. “Muitas pessoas pediam o culto. A cada manhã de fé, temos a conquista e paz de Deus”, salientou ele. “A mensagem vai entrar na alma, coração.

Ele compartilhou com os presentes a experiência na Alepa do projeto “Bíblia Manuscrita”, criado pelo pastor e presidente da Assembleia de Deus, Samuel Câmara, e que teve a participação de parlamentares que estiveram ontem na sessão plenária da quarta-feira (1 de junho). Um total de 33 deputados fez o manuscrito de trechos bíblicos. “Eles demonstraram muita alegria e se emocionaram”, revelou.

O deputado informou que no período da tarde o presidente do Parlamento, Francisco Melo, o Chicão, também fez a transcrição de versículo da Bíblia durante a audiência ocorrida no gabinete da presidência com o pastor Samuel Câmara, quando este fez a entrega do convite oficial da agenda festiva pelos 110 anos da denominação religiosa.

Na ocasião, também estiveram presentes o secretário adjunto de Estado da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Raimundo Santos Júnior, e o pastor Salomão Júnior, coordenador do projeto Missões para Jovens da Assembleia de Deus na Grande Belém.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém