Deputado Raimundo Santos destaca iniciativa ambiental da Assembleia de Deus
Parlamentar apresenta voto de louvor em homenagem à igreja pela iniciativa

Em ano de Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) em Belém, uma nova iniciativa da
Assembleia de Deus não passou despercebida pelo deputado Raimundo Santos, que apresentou no dia 3 de fevereiro o requerimento de voto de louvor nº 158/2025, em reverência ao ato público ambiental denominado “Ver-o-Verde”, realizado em 28 de dezembro do ano passado, o qual consistiu na plantação de pelo menos 1.000 mudas de árvores, fato que iniciou uma série institucional de eventos simbólicos em Belém no decorrer de 2025.
A programação, idealizada pelo pastor Samuel Câmara, presidente da igreja, foi mais que um exemplo no Brasil de preocupação com a preservação da natureza com o reflorestamento e a recomposição de áreas verdes em área urbana: refletiu mensagens diversas no espaço do entorno do Elevado Daniel Berg, que leva o nome um dos fundadores da denominação pentecostal na capital do Estado, obra construída na confluência dos bairros da Maracangalha e Sacramenta.
Os simbolismos estão vinculados às ações sociais e eclesiásticas por meio das missões institucionais, por meio das quais almas foram conquistadas para o Reino de Deus, batismos realizados e casas entregues a famílias carentes, entre tantas intervenções com resultados positivos e de transformação pessoal e espiritual.
“Eu sou um entusiasta”, disse o pastor Samuel Câmara, sobre a importância do Ver-o-Verde para o corrente ano. “Vão ter outros”, prometeu ele, sobre mais sequências em vista. Segundo o presidente da Assembleia de Deus, cada árvore representa, por exemplo, as crianças da atualidade com nova mentalidade ecológica.
“A igreja trabalha com coisas eternas, como a salvação, vida eterna, e aqui a mensagem é para a proteção e perenizar a natureza. Somos árvores eternas junto ao ribeiro, que é Jesus Cristo”, declarou ele.
“Estamos cumprindo a nossa parte, e em 2025 continuaremos a ser o sal da Terra e a luz do mundo, lançando a mensagem de que há o Deus que muda vidas”, afirmou o pastor Philipe Câmara, que conduz o Templo Central.
A denominação da iniciativa, “Ver-o-Verde”, coordenada pela Missão de Conscientização e Preservação do Meio Ambiente, é uma corruptela inovadora do nome do principal cartão-postal de Belém, o Ver-o-Peso, com claro foco ambiental.