Notícias

Anomalias congênitas: projeto garante orientação e tratamento integral

Iniciativa do deputado Raimundo Santos beneficia pacientes e famílias

O deputado Raimundo Santos apresentou no dia 22 de março importante projeto de lei de grande importância social no âmbito da saúde pública. De acordo com a sua ementa, o PL 1326/2023, de sua autoria, altera a Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990, para dispor, no âmbito dos estabelecimentos públicos e particulares de atenção à saúde de gestantes, sobre a prestação de orientação aos pais acerca da realização de exames que visem ao diagnóstico e ao encaminhamento, para tratamento integral, dos pacientes com anomalias congênitas detectadas durante a vida intrauterina ou após o nascimento.

As anomalias congênitas, como as fissuras labiopalatinas, são um conjunto de alterações estruturais ou funcionais que ocorrem no estágio da vida intrauterina e que podem ser identificadas antes, durante ou após o nascimento. “Em minha atuação como parlamentar, já defendo essa causa como um compromisso social, inclusive com o registro de conquistas que beneficiaram pacientes em assistência e procedimento clínico ou cirúrgico”, disse ele ao comentar a proposição em suas redes sociais.

Em sua justificação, o parlamentar informa que no País, “além da prematuridade, as anomalias congênitas estão entre as principais causas de morte em menores de cinco anos”, e que, “conforme dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) do Ministério da Saúde, cerca de 24 mil recém-nascidos são registrados, por ano, com algum tipo de anomalia. Ademais, estima-se que, no mundo, 270 mil recém-nascidos morram logo nos primeiros 28 dias de vida devido a um problema congênito. A repercussão dessas anomalias na mortalidade infantil relaciona-se com o diagnóstico precoce e com o acesso em tempo adequado a tratamento médico”.

O deputado diz que “justifica-se assim a apresentação deste projeto de lei que tem o escopo de garantir a esses pacientes o atendimento multidisciplinar, e em tempo oportuno, nos serviços de saúde”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém