DestaquesNotícias

Sessão Especial discute segurança na navegação e drama das vítimas de escalpelamento no Pará

Discutir a erradicação dos acidentes por escalpelamento de ribeirinhos nos rios da Amazônia foi o objetivo da Sessão Especial proposta pelo deputado Raimundo Santos, nesta quinta-feira (01/12). Segundo o parlamentar, a sessão foi pedida pelo comando da Marinha, depois do sexto acidente registrado no Pará, neste ano. “Ano passado tivemos 11 casos. Este ano foram seis, mas ainda é muito e é por isso que trazemos essa questão para a Alepa”, diz o deputado Raimundo Santos.

Segundo ele, o trabalho conjunto de prevenção trouxe avanços para o combate aos acidentes. “Conseguimos avançar, antes não havia quem financiasse essa proteção e, hoje, a marinha faz isso sem custos para os donos de barcos. A Capitania dos Portos também faz um bom trabalho de fiscalização”, enumera o parlamentar. “Mas é preciso avançar nessa conscientização, pois ainda há pessoas que recebem a proteção para o eixo da embarcação e só usam na frente das autoridades, depois retiram e causam outras vítimas de acidentes”, conclui ele.

Representantes do Governo Estadual e Municipal, Conselho Regional de Psicologia,  Defensoria Pública, Marinha do Brasil, e Ong ORVAM estiveram presentes na sessão.

Segundo a presidente da Ong ORVAM (Organização dos Ribeirinhos Vítimas de Acidentes de Motor), Maria Cristina Santos, o pós-acidente é a fase mais difícil enfrentada pelas vítimas de escalpelamento. “É um momento de superação. Sem apoio, as vítimas não conseguem seguir com suas vidas normalmente. O preconceito ainda é muito forte. A pergunta que é feita por essas vítimas é: ‘Como volto para casa sem os meus cabelos?”, comentou.

img-20161202-wa0005

Maria Cristina Santos avalia que apenas a fiscalização das embarcações não basta. “Não vejo interesse em resolver esse problema. Falta alguém que realmente abrace a causa. Infelizmente acho que a solução ainda está longe de acontecer, e é simples. Eu falo com propriedade, porque não chamar as empresas que fabricam os barcos e cobrar a proteção? Por que esses barcos já não são vendidos com a proteção do eixo? E os ribeirinhos, até que ponto estão realmente sensibilizados com o escalpelamento”, questiona ela.

A fundadora da ORVAM também se queixa da falta de assistência às vítimas de escalpelamento depois do acidente. ”Somos a única ONG que atua nesse momento e não temos apoio de nenhum órgão público. Cadê o investimento nas políticas públicas? Se não é a sociedade civil nos apoiando, já teríamos fechado as portas”, lamenta.

Os casos de escalpelamento –  acidente causado pelo eixo exposto dos motores das embarcações, em que parte ou todo o couro cabeludo da vítima é arrancad – acontecem, principalmente, porque o Estado possui muitos municípios com influência hidrográfica, 72 dos 144 municípios paraenses tem como principal meio de locomoção embarcações que navegam sem as devidas proteções nos motores.
Texto: Dina Santos
ASSESSORIA DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém