Notícias

Acará terá o título de “Capital Nacional da Mandioca”

PL do deputado Raimundo Santos prevê benefícios ao município, líder da produção no País

O município de Acará poderá ser reconhecido em breve como a “Capital Nacional da Mandioca”, graças ao projeto de lei nº 821/2024, de autoria do deputado Raimundo Santos (PSD-PA), apresentado no dia 18 de março. Ele justificou que o reconhecimento público deve-se à importância social e econômica da produção no município.

Com 169 anos de emancipação política a ser completados em 19 de abril do corrente ano, Acará, situado na região de integração do Baixo Tocantins, no Estado do Pará, mantém uma posição incontestável no País e que dá orgulho aos seus mais de 57 mil habitantes, conforme registro demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): o de maior produtor de mandioca (Manihot esculenta), raiz conhecida como tuberosa – ela cresce debaixo da terra, ou seja, os nutrientes acumulam-se dentro da própria raiz e o caule fica acima da superfície, sendo rica em amidos um dos alimentos mais consumidos no mundo.

O título de ‘capital nacional” possibilitará iniciativas e ações locais de fomento à produção e comercialização da mandioca e suas derivações econômicas por meio de incentivos tributários e linhas de crédito, além de ser utilizado como referência em documentos e registros oficiais, divulgações, campanhas e eventos institucionais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura de Acará, cerca de 20 mil famílias de pequenos agricultores produzem, em média, 600 mil toneladas por ano dessa raiz, considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) o alimento do século XXI e conhecida como mandioca (mansa), aipim ou macaxeira. Dessa produção, quase tudo o que é colhido torna-se farinha d’água.

Todos os anos, durante os festejos de fundação do município, em 19 de abril, a Prefeitura promove, com apresentações culturais, programação festiva com a “Feira Agrícola Cabana Acará”, incluindo os tradicionais “Festival da Farinha”, e “Festival da Mandioca”, entre outras agendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém