DestaqueLegislativo
Tendência

Deputado Raimundo Santos assume mandato na Câmara Federal

Parlamentar fez juramento e foi empossado no cargo em plenário lotado

Em clima de festa democrática, o deputado Raimundo Santos (PSD-PA) foi empossado hoje (1º de fevereiro de 2023) para o cumprimento de seu quarto mandato na Câmara Federal na 57ª legislatura, correspondente ao período 2023-2027. Antes da posse, ele recebeu muitos cumprimentos de  antigos parlamentares nos outros três mandatos que teve na Casa. Nessa quarta-feira, o plenário Ulysses Guimarães ficou lotado para a cerimônia da sessão preparatória, presidida pelo atual chefe do Poder Legislativo, Arthur Lira (PP-AL).

De acordo com normas regimentais, o compromisso de posse foi feito nominalmente. A chamada ocorreu por Estado, em ordem alfabética por parlamentar, tendo começado pela região norte e concluída com o sul do País. Em menos de 20 minutos de sessão, aberta às 10h10, o nome do deputado Raimundo Santos era chamado pela deputada Flávia Morais (PDT-GO) da mesa oficial, uma satisfação em especial para o povo do Pará.

No juramento de posse, ele cumpriu o rito com o seguinte compromisso: “Manter, defender e cumprir a Constituição. Observar as leis. Promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Raimundo Santos está entre os dezessete ex-deputados que retornam agora à Câmara Federal. Outros 291 parlamentares (ou 39% do total) estão em primeiro mandato e outros 295 (o correspondente a 58%) foram reconduzidos ao cargo. De acordo com dados da Câmara, “a taxa de renovação é semelhante a de eleições anteriores”.

Segundo levantamento divulgado na transmissão ao vivo da solenidade pela TV Câmara e plataformas institucionais, os homens são a grande maioria na nova formatação do plenário: os deputados totalizam 423, enquanto que as parlamentares somam apenas 90. Quanto ao cômputo geral, 82,6% dos deputados (424 parlamentares) têm nível superior, e 17,4% (89 deputados) não fizeram graduação.

Para a nova legislatura, a Câmara conta com 23 partidos, que tinham até as 13 horas desse dia 1º de fevereiro para se agruparem em blocos parlamentares. Já às 16h30 do mesmo dia, os deputados teriam o compromisso de, em reunião, eleger a Mesa Diretora do biênio 2023-2024.

Os deputados eleitos ou reeleitos começam o ano legislativo com exatas 27 medidas provisórias pendentes de votação.

Um Comentário

  1. VAMOS TRABALHAR PRA CONSEGUIR FAZER NOSSA ILHA BUCÓLICA SE TORNA UM NOVO MUNICÍPIO DEPUTADO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém