DestaqueLegislativo
Tendência

‘Dia do Soldado’ ganha sessão solene comemorativa na Alepa

Deputado Raimundo Santos faz tributo a Duque de Caxias, patrono do Exército brasileiro, a soldados do Pará e de todo o País

A duas semanas do Dia da Pátria (7 de setembro), a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou nessa segunda-feira (23 de agosto) sessão solene em comemoração ao “Dia do Soldado”, cuja data oficial é 25 de agosto.

A solenidade, em atendimento ao requerimento 200/2021, de autoria do deputado Raimundo Santos (Patriota), ocorreu no auditório Newton Miranda às 10 horas com a presença de diversas autoridades e convidados, como a subprocuradora-geral do Estado Ubiragilda Pimentel, a coronel médica da Aeronáutica Mauren Müller, representando o comandante do I Comando Aéreo do Norte (I Comar), major-brigadeiro Maurício Medeiros, além do capitão de fragata Noel Calandrini, que representou o comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Valter Citavicius Filho. Comandantes de unidades do Exército e representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal de Belém também prestigiaram o evento.

“O Brasil não existiria não fosse o papel do soldado, não fosse a bravura, a ousadia daqueles que, ao longo da história, têm defendido a pátria”, disse Raimundo Santos. “Duque de Caxias é o símbolo e patrono do Exército, reconhecido nacionalmente por tantos títulos, foi um pacificador e um veemente e combativo soldado a assegurar a soberania nacional, a integração do nosso território”, afirmou o parlamentar na tribuna.

O comandante da 8ª Região Militar, general de divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho afirmou em seu pronunciamento: “Quero agradecer pessoalmente ao senhor deputado Raimundo Santos pela gentileza com essa propositura cívica em homenagem ao Exército brasileiro em uma data para nós extremamente cara, o Dia do Soldado e do nascimento do nosso patrono, o Duque de Caxias, em quem nos espelhamos”, enfatizou.

“O Exército brasileiro nada mais é que um corte transversal do tecido social brasileiro. Por ser transversal, ele perpassa todas as camadas sociais. Temos como integrantes do nosso Exército, desde aquele jovem da família mais humilde até o filho do juiz, do grande empresário, de generais, fazendo com que represente o nosso povo”, observou o militar, que leu carta do general de Exército Sérgio da Costa Negraes, comandante militar do Norte, voltada especificamente para a solenidade na Alepa.

RECONHECIMENTO

O deputado Raimundo Santos, que é ouvidor-geral da Alepa, vai destacado em seu requerimento: “Realizar uma sessão solene em homenagem ao Dia do Soldado na Assembleia Legislativa é um tributo justo e merecido ao patrono do Exército brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva (1803-1880), o Duque de Caxias, e todos os soldados que historicamente são importantes para a soberania do País, sejam quais forem as suas distintas funções, como soldado de Infantaria; soldado de cavalaria; soldado de artilharia; soldado de engenharia; e soldado de logística e serviços”.

Ele enalteceu várias ocasiões a importância de Duque de Caxias, “personagem importante para a história do Brasil, sobretudo no aspecto militar”. Para ele, Luís Alves de Lima e Silva, ao ingressar no Exército desde jovem, constituiu brilhante trajetória que se tornou a sólida referência do nacionalismo e patriotismo verde e amarelo.

Assessoria Parlamentar

Assessoria Deputado Raimundo Santos. Rua do Aveiro, Praça Dom Pedro II, 130 – Cidade Velha, Belém – PA, 66020-240 (91) 3213-4200 (91) 3213-4478
Botão Voltar ao topo