DestaqueLegislativo

Deputado homenageia comunidade portuguesa no Pará

Raimundo Santos enaltece data comemorativa, instituições representativas e cidadãos lusos 

O deputado Raimundo Santos requereu na sessão remota da Assembleia Legislativa (Alepa) dessa quarta-feira (10) votos de Aplausos para a comunidade portuguesa e luso-descendente do Estado do Pará pelo Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que transcorre hoje, bem como o Dia da Língua Portuguesa, também lembrada pelo parlamentar na solenidade por videoconferência.

Em sua exposição, ele informou que a comunidade de portugueses e de lusos-descendentes reúne no Estado entre 8 mil e 10 mil pessoas, sendo 23 mil na região Norte do País, incluindo, além do Pará, as unidades federativas do Acre, Amapá, Amazonas, Roraima e o Maranhão, no nordeste brasileiro, que são englobados pelo Vice-Consulado de Portugal com sede em Belém. O líder do Patriota na Alepa citou na sessão justamente a cônsul Maria Fernanda Pinheiro, que está desde 30 de abril do ano passado na capital paraense.
 
Raimundo Santos considerou que a comunidade portuguesa no Pará é composta de “grandes industriais, comerciantes e muitos trabalhadores”. No requerimento, declarou que: “Historicamente, é grande a participação e a importância da sociedade lusíada e de descendentes no Pará, onde há instituições representativas em diversas áreas, como a Tuna Luso-Brasileira, a Beneficente Portuguesa, a Câmara do Comércio Brasil-Portugal, a Vasco da Gama, o Grêmio Literário e Recreativo Português, além do Centro Loriguense e Centro Penelense, que representam locais da nação que teve influência na própria descoberta do Brasil”.

“A contribuição socioeconômica e cultural, entre outros aspectos, desses irmãos da terra de Camões é inegavelmente das mais significativas para o desenvolvimento do Estado”, diz em trecho seguinte do documento.  

Veja abaixo o requerimento 142/2020 em sua íntegra, o qual já deu entrada na Divisão de Divisão e Expediente (Didex) e inicia tramitação no Parlamento estadual:

https://www.alepa.pa.gov.br/exibe_proposicao2.asp?id=5428&sit=100

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém