DestaqueLegislativo
Tendência

Alter do Chão: governador Helder Barbalho sanciona projeto do deputado Raimundo Santos e distrito de Santarém é agora patrimônio do Estado

Parlamentar enaltece a promulgação da lei que resgata o valor histórico, cultural e turístico da famosa localidade paraense

O deputado Raimundo Santos (PSD) agradeceu hoje (3 de maio) ao governador Helder Barbalho, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa (Alepa), pela sanção e promulgação da lei 9.543, que torna o distrito de Alter do Chão, em Santarém, patrimônio material e imaterial do Estado do Pará. A publicação da lei consta na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) de 29 de abril passado. O parlamentar foi o autor do projeto de lei 392/2021, que originou o reconhecimento público de forma oficial. A proposição já tinha sido aprovada na Alepa até a redação final no dia 5 de abril, de forma unânime, fato divulgado em diferentes veículos de comunicação.

“Quero agradecer a Sua Excelência, o governador do Estado, Helder barbalho, pela sanção do projeto de lei de minha autoria. Ao receber a sanção e a promulgação, deixou de ser projeto e passou a ser lei vigente”, disse ele. “Alter do Chão, historicamente e no turismo, em nível da nossa cultura em décadas, séculos, tem tido a sua notoriedade cada vez mais pujante internacionalmente”, observou na tribuna o parlamentar.

“Vejo com alegria a sanção, até porque tive a felicidade de nascer em Santarém, quando o meu pai, pastor Joaquim Santos, pastoreava a Assembleia de Deus pela região oeste, fundava igrejas ao longo do rio Tapajós, singrando as águas do rio, por Itaituba, por toda aquela região. Quando apresentei o projeto, verifiquei que faltava aqui no Pará esse resgate institucional, representando o reconhecimento dentro de um contexto histórico, cultural e turístico no âmbito do Estado. Então meus cumprimentos a toda a população de Alter do Chão”, afirmou Raimundo Santos.

Em seu pronunciamento, ele citou importantes destaques da mídia sobre a famosa vila praiana de Santarém, que tornou-se um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, sendo que no ano passado conquistou o Prêmio UPIS de melhor destino turístico no País pelas incomparáveis belezas naturais e atrativos como o curioso encontro das águas do rio Tapajós com a do rio Amazonas e a realização da concorrida festa popular Sairé.

A notoriedade internacional do “Caribe amazônico”, como a localidade passou também a ser conhecida, vem se fortalecendo há pelo menos dez anos por matérias nacionais e estrangeiras amplamente positivas, como do respeitado jornal inglês “The Guardian”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém