DestaqueLegislativo

Alepa: deputado Raimundo Santos vota pelo soldo de praças da PM e Corpo de Bombeiros

Líder do Patriota enaltece projeto do governo estadual e destaca merecimento e valorização do trabalho dos militares

Líder do Patriota enaltece projeto do governo estadual e destaca merecimento e valorização do trabalho dos militares

Em luta histórica, o deputado Raimundo Santos (Patriota) votou hoje (18/5) a favor da equiparação do soldo de praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros ao salário-mínimo vigente.
O voto do parlamentar, anunciado com antecipação na tribuna, ocorreu durante a apreciação do projeto de lei 52/2021, de autoria do governo do Pará, que previa a fixação do valor dos soldos de praças e praças especiais da PMPA e CBMPA.

“Estamos debatendo um projeto que faz justiça àqueles que integram as forças militares estaduais, que é a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar”, frisou, durante a sessão plenária dessa terça-feira.
Raimundo Santos lembrou sua trajetória de atuação em favor de ambas as corporações, considerada por elas próprias de grande relevância.

O apoio irrestrito às causas dos militares ocorreu durante todos os seus mandatos e quando ocupou, por longo período, o cargo de presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Parlamento.
Uma das mais significativas foi voltada à “emancipação do Corpo de Bombeiros para ser uma força autônoma”, lembrou.

“Foram tantos projetos, e recordo-me que o hoje coronel [BM Flaviano] Gomes, como sempre com muita eficiência – está nesta Casa coordenando a segurança interna –, era major, e, a pedido dele, a partir dele, começamos um relacionamento técnico, ora como deputado, ora como presidente de Comissão, quando a presidi pela primeira vez”, recordou.

No plenário, em que estiveram presentes os comandantes da PM e CBM no Estado, respectivamente Dilson Júnior e Hayman Souza, além de outros oficiais, Raimundo Santos leu trechos da mensagem do governador Helder Barbalho ao projeto, a qual classificou de “sintética e de conteúdo robusto”, em que são destacados o reconhecimento e o merecimento das praças na melhoria do soldo.
“É um projeto que valoriza as duas forças, que estão fazendo um trabalho magnífico em favor da segurança, em favor do povo do Pará”, declarou o deputado.

De acordo com ele, “mesmo o Estado do Pará vivenciando a calamidade pública, alcançou metas expressivas, reduzindo os índices de violência em mais de 20% com a criminalidade em comparação aos anos de 2019 e 2020”.

“Sem sombra de dúvida, as praças e praças especiais da PM contribuem de forma efetiva para mudança de cenário, e acrescentamos aqui o trabalho do Corpo de Bombeiros”, observou.

“O presente projeto busca reconhecer e valorizar a carreira militar pelos serviços prestados à população paraense, em especial as praças que, sem medir esforços, arriscam a própria vida para garantir a segurança pública”, apontou.

“A PM ultrapassou o bicentenário [de fundação], e quantos perderam a vida ficando a sua família sem a integração daquele pai que, para cumprir o seu dever, teve o seu próprio sangue derramado no afã de defender a população? Votarei com muita alegria favoravelmente a esse projeto, e é justo, justíssimo”, enfatizou o líder do Patriota na Alepa.

Assessoria Parlamentar

Assessoria Deputado Raimundo Santos. Rua do Aveiro, Praça Dom Pedro II, 130 – Cidade Velha, Belém – PA, 66020-240 (91) 3213-4200 (91) 3213-4478
Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém