DestaqueNotícias
Tendência

Comissão Especial da Câmara dos Deputados promove discussão sobre energias renováveis

Parlamentar foi o autor do requerimento para mesa redonda em Belém, que teve a coordenação do presidente da Comissão do Hidrogênio, Arnaldo Jardim

A Comissão Especial da Transição Energética e Produção de Hidrogênio da Câmara dos Deputados realizou hoje (18/9) em Belém a mesa redonda “Transição Energética – Fontes Renováveis e Produção de Hidrogênio” com a parceria da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).  O evento ocorreu em formato híbrido (presencial e remoto) no “Plenário Newton Miranda” com transmissão ao vivo da TV Câmara, TV e Rádio Web Alepa, além do YouTube. O público pôde acompanhar também por meio deste link.

O requerimento para a programação histórica interinstitucional é de autoria do deputado Raimundo Santos (PSD-PA), que integra a Comissão do Hidrogênio, instituída em maio desse ano com diversos objetivos e metas, entre eles contribuir para a formatação do marco regulatório do setor, fomento a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em aplicações do hidrogênio sustentável, incentivo ao desenvolvimento de disciplinas em nível de graduação e pós-graduação, além da promoção do intercâmbio entre o setor privado e a academia.

A programação na capital paraense faz parte do Plano de Trabalho da Comissão Especial para Estudo, Avaliação e Acompanhamento das Iniciativas e Medidas adotadas para Transição Energética e tem como foco fortalecer as propostas ambientais pré-COP 30 em 2025.  Um dos destaques é o projeto de lei do marco regulatório do setor. Originalmente, foram previstas quinze audiências públicas com a participação de representantes de governo, universidades, centros de pesquisas e entidades do setor produtivo.

Até o momento, a Comissão do Hidrogênio, que tem o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira, já realizou oito audiências públicas, duas mesas redondas, uma delas na cidade de São Paulo e outra na cidade de Salvador, além de diversas reuniões técnicas. Todas permitiram a coleta de contribuições da sociedade civil, especialistas e representantes do setor energético, consideradas essenciais para o trabalho da Comissão e o aprimoramento das políticas públicas.

Na mesa redonda em Belém, conduzida pelo presidente da Comissão, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) e depois presidida pelo deputado Raimundo Santos, houve a participação de debatedores que representaram importantes instituições, como da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade da Amazônia (Unama), Exército, Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Embrapa Amazônia Oriental, Sistema Fecomércio PA/Sesc/Senac, Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), além da Prefeitura de Barcarena e Escola do Legislativo (Elepa).

SALVAGUARDA

Para o deputado Raimundo Santos, a mesa redonda passou uma mensagem. “Ela mostra quem tem compromisso com o Brasil”, disse ele. “Não estamos discutindo quem ganhou ou perdeu a eleição, mas quem tem compromisso com o Brasil. O planeta passa por uma situação difícil, de superaquecimento. A transição energética é a salvaguarda do planeta, é a esperança. Os combustíveis fósseis têm de ser sucedidos pelos renováveis. E nesse sentido, o momento é imperioso, é hoje, é agora. E não poderia deixar de passar pelo Estado do Pará”, enfatizou o parlamentar.

“Fiz o requerimento, o presidente [Arnaldo Jardim] e os demais membros da comissão aprovaram, e tem ocorrido mesas redondas não só Brasília, mas nosso presidente decidiu, juntamente com o relator [da comissão, João] Bacelar, que o assunto tem de ser compartilhado com as unidades da Federação. É o que estamos fazendo, percorrendo o País”, observou, fazendo as seguintes considerações adicionais.

“O Brasil, com uma posição mais estratégica, precisa ter um atrativo. Qual é o principal atrativo? Será a regulação. Esse conjunto de ações que a comissão tem feito é justamente para o preparo dessa legislação. Estamos muito animados, o presidente da Câmara, Arthur Lira, tem dado todo o apoio. Creio que teremos uma convergência de ideias para que o Congresso Nacional cumpra a sua parte. É um assunto que requer a congregação de todos. São autoridades do Executivo, do Legislativo, é o Poder Judiciário, é a academia, são pesquisadores, cientistas. E o Pará, que é o Estado que mais contribui com o sistema interligado de energia limpa, de hidrelétrica, não poderia ficar de fora, além da nossa rica biodiversidade”.

PARÁ, “SEDE DO MUNDO”

O deputado Arnaldo Jardim afirmou na Alepa que a comissão que preside “tem por objetivo discutir a transição energética, estabelecer normas para que isso possa ocorrer. A comissão, além de estar ouvindo a sociedade, ouvindo o setor produtivo, a pesquisa, as boas experiências que acontecem no Brasil e no mundo, ela organiza também encontros regionais”.

“Nós temos o privilégio de termos na comissão o deputado Raimundo Santos. Ele foi o organizador desse encontro que realizamos agora na Assembleia do Pará. E o Pará tem uma formidável oportunidade, vem aí a COP 30. O Estado vai ser a sede do mundo, os olhares vão estar concentrados no Brasil e no Pará. O Brasil, com a Amazônia, tem a oportunidade de produzir ações de sustentabilidade. E isso que muitas vezes é uma dificuldade, cuidar do meio ambiente, pode se transformar numa oportunidade quando temos o mercado de crédito de carbono e outras fontes renováveis.

Ele disse que a transição energética trará muitos benefícios. “Primeiro, na geração de empregos”, apontou. “É o setor que vai criar mais oportunidades de trabalho e de renda. Por outro lado, temos também todo um esforço de renovação tecnológica, de pesquisa que deve ser feita. Todos sabemos que quando há pesquisa, investimento nessa área, também a sociedade ganha. E do ponto de vista de qualidade de vida. Tudo isso é muito relevante e tenho discutido com o deputado Raimundo Santos, que tem sido presente em todos os debates que fez a comissão”.

O presidente enalteceu a dedicação do parlamentar paraense nas programações do colegiado. “Quando discutidos instrumentos econômicos para a transição energética, para a área de energia renovável, estava presente o deputado. Quando trouxemos pessoas pra relatar experiências, participou o deputado Raimundo Santos. Além de ter sido acolhido na Assembleia, vi que estão [representados] os setores industriais, da agricultura, do comércio, da pesquisa, aqui têm a representação da Embrapa. Quero cumprimentar o deputado Raimundo por essa iniciativa muito importante”, agradeceu Arnaldo Jardim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém