DestaqueNotícias

Sessão Solene celebra 112 Anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus

Momentos de Emoção e Louvor marcaram a Sessão Solene em Brasília em Comemoração aos 112 Anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Na última quinta-feira, 3 de agosto de 2023, o Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília, foi o cenário de uma Sessão Solene em Homenagem aos 112 Anos de Fundação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. O evento foi conduzido pelo deputado Raimundo Santos, autor do requerimento 378/2023, que viabilizou a sessão.

Sessão Solene pelos 112 anos da Igreja Assembleia de Deus Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus, que teve origem em Belém, completou, no ano de 2023, um marco significativo de 112 anos de existência, motivo de gratidão e celebração para seus milhões de membros espalhados por todo país e pelo mundo a fora. Para homenagear essa trajetória de fé e unção, a Sessão Solene foi organizada com momentos especiais que ressaltaram a importância da instituição na vida dos brasileiros.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, enviou um pronunciamento escrito expressando seu reconhecimento à atuação da Igreja Assembleia de Deus e destacou sua contribuição para a sociedade brasileira. “Senhoras e Senhores, hoje nos reunimos para celebrar e reconhecer a trajetória de 112 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, uma instituição que deixou uma marca indelével no cenário religioso do Brasil e do mundo”, escreveu.

A cerimônia foi enriquecida com a presença ilustre do Pastor Presidente da Assembleia de Deus em Belém, Samuel Camara; e do deputado federal Silas Camara (Republicanos-AM), presidente da Frente Parlamentar Evangélica (FPE); líderes religiosos respeitados e representantes da igreja no âmbito nacional, que trouxeram palavras de inspiração e gratidão pela história e propósito da Assembleia de Deus.

Além disso, sob a regência do maestro Marcos Matos, o evento contou com a participação especial da Banda e Orquestra de Música da Igreja e do Coral da Assembleia de Deus, que emocionaram os presentes com hinos e cânticos de louvor, criando uma atmosfera com grande unção espiritual.

A Sessão Solene foi marcada por momentos de reflexão, gratidão e intercessão, reafirmando o compromisso da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em propagar os princípios cristãos e contribuir para o bem-estar da sociedade. Fiéis, membros da comunidade evangélica, parlamentares e representantes de diversas religiões uniram-se nessa ocasião para celebrar a história de uma instituição que tem desempenhado um papel relevante na vida espiritual e social do país.

Requerimento para a sessão foi de autoria do deputado Raimundo Santos (PSD-PA) (Foto: Cláudio Araújo / PSD / Câmara dos Deputados)

O deputado Raimundo Santos que, com empenho e dedicação, organizou e conduziu a sessão, pontuou o crescimento da Igreja Assembleia de Deus no Brasil. “O segredo do crescimento exponencial da nossa Igreja Assembleia de Deus não é nenhuma estratégia humana, nem a força física; e sim o revestimento e direção do Espírito Santo, sendo o mesmo que aconteceu com Daniel Berg e Gunnar Vingren quando perceberam que tinham uma chamada missionária”, enfatizou.

Com os corações cheios de fé e gratidão, os participantes, oriundos de diversas partes do país, saíram da Sessão Solene renovados e fortalecidos com a certeza de que a história de fé da Igreja Evangélica Assembleia de Deus continuará sendo um farol de luz e esperança para as gerações futuras.

Leia na íntegra o discurso do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira:

Senhoras e Senhores Deputados, ilustres autoridades, convidados e representantes da Igreja Evangélica Assembleia de Deus aqui presentes, Senhoras e Senhores, saudações.

É com satisfação que dou início a esta cerimônia em homenagem aos 112 anos de fundação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Antes de prosseguir, gostaria de expressar meus agradecimentos ao Deputado Raimundo Santos, autor do requerimento que solicitou a realização desta sessão solene, tornando possível esta justa e merecida homenagem.

Senhoras e Senhores, hoje nos reunimos para celebrar e reconhecer a trajetória de 112 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, uma instituição que deixou uma marca indelével no cenário religioso do Brasil e do mundo. Fundada em Belém, Estado do Pará, em 18 de junho de 1911, pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, a Assembleia de Deus se expandiu a partir da capital paraense, tornando-se a maior igreja pentecostal do nosso País e uma das maiores do mundo.

Senhoras e Senhores, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus tem sido uma referência e uma luz de esperança para milhares de pessoas, promovendo a paz, a cidadania, a inclusão e a recuperação individual e coletiva. Seu trabalho incansável tem impactado inúmeras vidas, levando a todos o real conhecimento do Evangelho e proporcionando transformação nas mais diversas camadas da sociedade.

Ao longo de mais de um século de trabalho, a Assembleia de Deus alcançou números impressionantes. Presente em todos os municípios brasileiros e em cerca de 180 países, a Assembleia tem sido um agente de mudança, influenciando a sociedade brasileira em diversos setores. Hoje, estima-se que mais de 20 milhões de fiéis compõem as Assembleias de Deus, incluindo desde cidadãos comuns

a autoridades dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Não obstante sua importância no campo espiritual, cabe destacar ainda que a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Belém, conhecida como a Igreja Mãe, recebeu, em 2017, o título de Patrimônio Cultural do Estado do Pará.

Além disso, a encenação da chegada dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren ao Brasil também foi declarada Patrimônio Cultural, Histórico e Turístico do Estado do Pará, em 2018. Esses dois títulos de grande relevância atestam de forma inequívoca a importância da Assembleia de Deus não apenas no campo religioso, mas também nas esferas cultural e histórica do nosso País.

É inegável, Senhoras e Senhores, o impacto da Igreja Evangélica Assembleia de Deus na vida de tantas pessoas e na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Seu compromisso com a fé, com o amor ao

próximo e com a busca pela transformação e conversão são exemplos a serem seguidos.

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus é um exemplo de perseverança, fé e comprometimento. Seus 112 anos de história são marcados por uma atuação incansável em prol do bem-estar espiritual e social da população brasileira. Os valores ensinados e praticados pelos seus membros têm influenciado positivamente as vidas de muitos, proporcionando esperança, conforto e amparo em momentos difíceis.

Como presidente da Câmara dos Deputados, reitero o compromisso desta Casa Legislativa em zelar pela liberdade religiosa e pelo respeito às diferentes manifestações de fé. Reconhecemos a importância da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e de todas as instituições religiosas que desempenham um papel fundamental na promoção dos valores morais e espirituais em nosso País.

Senhoras e Senhores, encerro meu discurso, renovando o compromisso da Câmara dos Deputados em apoiar as instituições religiosas e em trabalhar em conjunto para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Em nome de todos os Deputados e Deputadas que compõem esta Casa, parabenizo a Igreja Evangélica Assembleia de Deus e todos os seus fiéis pelos seus 112 anos de fundação. Faço votos de que esta seja apenas mais uma etapa de uma longa jornada de sucesso, fé e serviço ao próximo.

Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém