Notícias

Santa Casa do Pará promove evento pelo Dia Estadual do Fissurado Labiopalatal

O Serviço de Fissurados da Santa Casa de Misericórdia do Pará promoveu no dia 6 de agosto, na Praça da República, programação especial para comemorar o Dia Estadual do Fissurado Labiopalatal, instituído pela Lei 8.619, de 24 de abril de 2018, originária do projeto de lei 125 /2017 do deputado federal Raimundo Santos (PSD-PA). A data festiva anual, que consta no calendário oficial do Pará, é exatamente 6 de agosto.

O parlamentar, apoiador do evento, também é o autor do projeto de decreto legislativo 22 /2019, que criou a Semana de Educação, Conscientização e Atenção à Dignidade do Fissurado Labiopalatal, tornando-se na Lei nº 1, de 3 de março de 2021 na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Na Câmara dos Deputados, o congressista apresentou o projeto de lei nº 1326/2023, propondo que casos de anomalias congênitas, como a fissura labiopalatina, tenham garantidos orientação e tratamento no serviço público de saúde durante a gravidez e após o nascimento.

Composto por Equipe Multiprofissional coordenada pela fonoaudióloga Déborah Costa, o Serviço de Fissurados da Santa Casa realizou o grande evento em parceria com Associação Sorrisos Largos, Organização Não Governamental (Ong) Smile Train, FaFamazonCentrais de Abastecimento do Pará (Ceasa-PA), entre outras, contando com a presença de pacientes, familiares e apoiadores da causa.
Na ocasião, o presidente da Ceasa/PA, Raimundo Santos Júnior, apresentou os projetos Banco de Alimentos e Cozinha Escola e fez a entrega de 30 cestas de alimentos a famílias carentes. O evento da Santa Casa teve a apresentação da Banda FB Mania e Ministério El Shaday.

A coordenadora da Equipe Multidisciplinar do Serviço de Fissurados do hospital, Déborah Costa, explicou que desde a aprovação da lei que instituiu o Dia Estadual do Fissurado Labiopalatal são realizadas atividades comemorativas para chamar a atenção da sociedade para a causa.
Ela informou que o momento também serviu para festejar o primeiro ano do novo ambulatório de pediatria, instalado em um andar todo estruturado para, segundo afirmou, “oferecer aos pacientes assistência efetiva e de qualidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém