DestaqueNotícias

Deputado Raimundo Santos participa de debate sobre rotas para a produção do hidrogênio; seminário em Belém deve ocorrer no início de agosto

Parlamentar interage com especialistas e pede a presidente da Comissão do Hidrogênio que evento seja realizado no começo do próximo mês na Alepa

O deputado federal Raimundo Santos (PSD-PA) participou na tarde de hoje (11 de julho) da reunião da Comissão Especial da Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde da Câmara dos Deputados, da qual faz parte, que teve como tema “Rotas Tecnológicas para a Produção de Hidrogênio Sustentável”. O objetivo foi discutir os aspectos envolvidos em cada uma das rotas de produção do hidrogênio. No encontro, semipresencial, foram enfocados diversos aspectos, como cadeia produtiva, importação, marco legal do hidrogênio e produtividade com valor agregado em favor do País.

Dirigido pelo presidente da Comissão, Arnaldo Jardim, e com a interação do vice-presidente Fernando Mineiro, do relator João Bacelar e de especialistas no assunto, o debate registrou importantes explanações sobre a utilização socioeconômica e sustentável do hidrogênio verde. Estiveram participando do evento Daniel Gabriel Lopes, diretor da Hytron – Soluções em Hidrogênio e Energia; Luiz Augusto Horta Nogueira, professor da Universidade Federal de Itajubá (MG ); Miguel Andrade, gerente de Negócios Senai/Climatec) da Bahia; Giovane Machado, diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); e Gonçalo Amarante Guimarães Pereira, coordenador do Laboratório de Genômica e Bioenergia da Unicamp.

Na ocasião, o deputado Raimundo Santos, ao ser anunciado pelo presidente da Comissão, Arnaldo Jardim, questionou sobre a data prevista para o seminário com a temática do hidrogênio verde, que ocorrerá no mês de agosto na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), em atendimento ao requerimento de sua autoria, o primeiro apresentado no colegiado da Câmara dos Deputados.

Na argumentação, ele defendeu que o ideal seria a realização do encontro da Comissão no começo de agosto, já que a Cúpula da Amazônia terá evento marcado nesse período, nos dias 8 e 9 do mesmo mês, com foco na reconstrução de políticas públicas para a região amazônica, representando a maior iniciativa internacional do Brasil no ano.

Nos dias que antecederão a Cúpula, entre 4 e 6 de agosto, Belém, que sediará em 2025 a Conferência do Clima em 2025 (COP 30), deverá sediar múltiplas iniciativas, como seminários, debates, exposições e manifestações culturais para pautar a formulação de novas estratégias alusivas à região. Essas iniciativas consistirão no que tem sido chamado de “Diálogos Amazônicos”.

Sensível, o presidente Arnaldo Jardim respondeu publicamente que será providenciado um reagendamento do seminário na Assembleia Legislativa (Alepa) em conversações diretamente com o parlamentar paraense e com o relator João Bacelar. A decisão será comunicada posteriormente aos demais integrantes da nossa Comissão do Hidrogênio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém