Notícias

Pelo cuidado, proteção e bem-estar das mulheres

Deputado Raimundo Santos atua para resguardar direitos femininos

Com expressivos registros de dezenas de proposições apresentadas em 2023 como autor ou coautor na Câmara Federal, o deputado Raimundo Santos destacou-se na semana do Dia Internacional da Mulher em priorizar iniciativas voltadas ao cuidado, proteção e bem-estar feminino.

Entre elas está projeto de lei nº 921, que combate o ato de assédio sexual e estabelece punições do crime praticado em bares, casas noturnas e estabelecimentos de atividades assemelhadas. O projeto de lei já está tramitando na casa. O crime de assédio sexual está previsto no Código Penal, artigo 216-A, com pena fixada de um a dois anos.

O parlamentar também formalizou requerimentos de indicação na Casa ao Ministério da Mulher para a implantação da Patrulha Maria da Penha e da Casa da Mulher Brasileira (CMB) no Estado. Conforme as proposições, a Patrulha Maria da Penha é uma ação que visa a ampliar o Policiamento Orientado, conhecido nacionalmente como Ronda/Patrulha Maria da Penha. Consiste em uma modalidade de policiamento especializado, realizado por equipes de prevenção à violência doméstica e familiar, para os casos reincidentes e/ou de maior gravidade contra a mulher.

A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento integral e humanizado às mulheres vítimas das mais diversas formas de violência. No espaço, são oferecidos serviços especializados, entre eles acolhimento, triagem e assistência psicossocial. O estabelecimento dispõe de delegacia especializada, Defensoria Pública, Juizado, Ministério Público, brinquedoteca e alojamento
Os primeiros municípios relacionados nas solicitações foram Tailândia, Melgaço, Santarém, Santa Isabel do Pará, Parauapebas, Paragominas, Moju, Marituba, Igarapé-Miri, Castanhal, Canaã dos Carajás, Bragança, Benevides, Barcarena, Augusto Corrêa, Anajás e Abaetetuba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém