Notícias

JURISLEG será ferramenta de pesquisa à população na Câmara

Com segurança jurídica, novo instrumento de informações sobre decisões do STF subsidiarão a elaboração de relatórios até a proposições em tramitação na Casa

Iniciativa inédita na história da Câmara dos Deputados pela amplitude e praticidade, a instituição do Compêndio Digital de Precedentes e Súmulas de Jurisprudências (JURISLEG) deverá ser um instrumento de referência para a pesquisa, consulta, estudo e elaboração de relatórios, pareceres, proposições e votos parlamentares.

A idealização é do deputado Raimundo Santos (PSD-PA), que apresentou no dia 22 de março o projeto de resolução nº 9/2024. Com o novo instrumento de informações, é viabilizado o acesso a posições de decisões isoladas, no primeiro caso, ou reiteradas, no segundo caso, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que concede uma maior segurança jurídica em todos os temas objeto de tramitação na Casa.

Com a implementação do JURISLEG, o objetivo não é apenas o de informar e aprimorar o trabalho parlamentar na Câmara, mas servir de consulta para operadores do direito, estudantes, jornalistas, profissionais da imprensa e a todos os interessados em conhecer o conjunto de precedentes e súmulas de jurisprudência do STF para a formação das leis.

De acordo com o parlamentar em sua justificação, os precedentes e súmulas de jurisprudência em arquivos digitais com acesso a todos possibilitará “o melhor entendimento das competências legislativas, já que o processo legislativo é matéria ainda rara no âmbito das escolas, universidades e outros centros do saber”.

“O JURISLEG, portanto, vai ajudar a preencher essa lacuna trazendo a lume, a partir das decisões do Supremo Tribunal Federal, a melhor compreensão, no âmbito dos diversos temas, sobre quem são os legitimados para apresentar proposições legislativas e a que entes federativos incumbe a competência legislativa vertical ou horizontal, conforme as delimitações constitucionais”, explica o autor da proposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém