Notícias

Cartilha da Ouvidoria Parlamentar – Alepa

Através da Ouvidoria Parlamentar, os paraenses poderão manifestar suas opiniões e contribuir para o aprimoramento do Legislativo estadual. Ferramenta interessante para a participação popular, a Ouvidoria é capaz de cobrar eficiência do serviço, apontar falhas e atuar na defesa do cidadão.

Para esclarecer a missão e que tipo de mensagens podem ser enviadas, o Ouvidor-geral da Alepa, deputado Raimundo Santos, elaborou uma cartilha educativa detalhando de que modo esse canal pode ser utilizado. “A Ouvidoria destina-se a defender a sociedade, a levar seus reclames e aflições para dentro do Parlamento, no sentido de aprimorá-lo”, disse. Por exemplo, o cidadão pode pedir informações sobre proposições e orientação sobre leis em vigor e enviar propostas para aprimorar os trabalhos da Alepa. Também pode apresentar queixa contra a prestação de serviços ou abuso de autoridade praticada por aqueles que representam o Legislativo estadual. É possível, ainda, expor dúvidas, desabafos e críticas sobre temas variados e atuais, principalmente envolvendo atuação de políticos e agentes da administração pública.

O deputado Raimundo Santos explica que a Ouvidoria pode propor medidas para sanar as violações, as ilegalidades e abusos constatados; providências necessárias à regularidade dos trabalhos legislativos e administrativos, bem como o aperfeiçoamento da organização da Assembleia Legislativa; e, quando cabível, a abertura de sindicância ou inquérito destinado a apurar irregularidades de que tenha conhecimento. Também pode encaminhar ao Tribunal de Contas do Estado, ao Tribunal de Contas dos Municípios, à Polícia Civil, ao Ministério Público, ou a outro órgão competente as denúncias recebidas que necessitem de maior esclarecimento. A Ouvidoria responderá aos cidadãos e às entidades quanto às providências tomadas e realizará audiências públicas com segmentos da sociedade civil.

Clique aqui para baixar a Cartilha da Ouvidoria Parlamentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém