Notícias

Deputado Raimundo Santos manifesta apoio a sistema de ensino do Corpo de Bombeiros

Projeto do governo foi aprovado em 1º turno nessa terça-feira; parlamentar destaca campanha do Debes da Alepa contra o suicídio

O deputado Raimundo Santos (Patriota) votou a favor do projeto de lei 228/2021, de autoria do governo do Pará, que institui o sistema de ensino do Corpo de Bombeiros. O PL de lei foi votado e aprovado em primeiro turno.
Ao cumprimentar a comitiva de oficiais que representava o comandante do CBMP, coronel Hayman Apolo Gomes de Souza acompanhando a sessão plenária dessa terça-feira (14) na Assembleia Legislativa (Alepa), ele falou de sua atuação ainda na Assembleia Estadual Constituinte, em 1989, quando defendeu abertamente a independência dos bombeiros da Polícia Militar e a transformação como corporação.

Para ele, o Corpo de Bombeiros trabalha “diuturnamente, sem pausa”, e que trata-se de “uma a instituição que está permanentemente presente, socorrendo, prevenindo e dando esperança à população”. Na sua opinião, o PL “vem ao encontro da necessidade institucional no campo do ensino, da educação, e é de guarida desta Casa e de aplauso da população”.

PELA VIDA

Raimundo Santos também enalteceu o Departamento de Bem-Estar Social (Debes) da Alepa pela já tradicional ação preventiva ao suicídio na campanha Setembro Amarelo na Casa e que envolve inclusive a comunidade. O parlamentar destacou o trabalho administrativo da diretora do Debes, Karla Lobato, da enfermeira Ruth Bezerra e da chefe do setor de Psicologia Márcia Batista.

O deputado manifestou na tribuna a sua preocupação com os índices crescentes de suicídios no Brasil e as ocorrências no Pará. “Há uma falta de esperança quanto a oportunidades, os jovens querem uma solução rápida para o que esperam, sonham e protestam. “Às vezes é a falta de proteção e visão da família, da conversação, do diálogo”, observou, chamando a atenção para o papel da estrutura familiar no campo emocional e comportamento dos filhos, sobretudo os mais jovens, mais carentes da presença dos pais e apoio psicológico.

“A família tem um papel primordial. Para ter o enfrentamento adequado é preciso estar preparado. Defendemos que essa base maior da sociedade precisa ter paz, esperança”, salientou. “Por incrível que possa parecer para alguns, prevenção ao suicídio tem sido também na escuta da música gospel, porque ela manifesta diversos afetos da alma, é alento espiritual, levando mensagem de paz, de amor, de harmonia, de construção, de edificação da vida, da família, da sociedade. Aí ela penetra com muito mais força e tem sido um bálsamo para tantas pessoas”, considerou. “Claro que não devemos prescindir da oportunidade, da qualificação dos jovens, orientar a esperança na alma de cada um, que o jovem é capaz e tem condições de avançar, que além do horizonte há sempre portas pelas quais ele poderá adentrar e ter o sucesso e a resposta para os seus sonhos.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém