DestaquesNotícias

Sessão Solene, na ALEPA, celebra centenário da igreja Assembleia de Deus

A sessão solene de celebração pelos cem anos de fundação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Pará e no Brasil realizada nesta quinta-feira (09/06), na Assembleia Legislativa do Pará, foi marcada pela emoção dos oradores. A sessão ocupou além do plenário principal , as galerias, o salão plenário João Batista, a sala VIP e o hall de entradas, que contaram com telões que transmitiram ao vivo o evento. Dezesseis parlamentares acompanharam a sessão.

A solenidade contou com apresentações artísticas e culturais diversas: Orquestra Filarmônica e o Coral da Assembleia de Deus; ‘As Belemitas’, conjunto de Forró; Coral de Surdos da Igreja, o Coral Vale da Bênção, o grupo Celebrai e o cantor Orlando Vilhena que entoou a música “Sublime Amor”, acompanhado no teclado pelo deputado estadual Raimundo Santos (PR), pastor da igreja e autor do pedido da sessão de homenagem.

A sessão foi coordenada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Manoel Pioneiro (PSDB) e contou coma  participação dos deputados Zequinha Marinho (Federal) e os deputados estaduais Raimundo Santos, Manoel Pioneiro, Bordalo, Marcio Miranda, Cassio Andrade, Gabriel Guerreiro, Josefina, Luzineide, Nilma Lima, Edilson Moura, Edimilson Rodrigues, Martinho Carmona, Pio X, Hilton Aguiar, Celso Sabino e Simone Morgado;  além dos pastores Samuel Câmara, Firmino Gouveia, Carlos Ari Gomes, Sebastião Castro, Irmã Nilda; e de representantes do Tribunal Regional do Trabalho, do IV Distrito Naval, e do I COMAR. O evento foi marcado ainda pela distribuição do Diploma de Homenagem Especial a 11 assembleianos destacados pelo trabalho em serviço do Pará.

Foram destacados e homenageados com títulos post morten os pastores: Gunnar Vingren e Daniel Berg, fundadores da Igreja; Joaquim Pereira dos Santos e Josias Camilo. E ainda os pastores Samuel Câmara, Firmino Gouveia, Raimundo Anselmo, Ananias Gomes, Filnésio Soares, Itamar Cursinho e Ilário Mendes.

Para o deputado Raimundo Santos, pastor da igreja o momento foi de comemoração e de alegria. “A sessão foi um grande marco e podemos perceber um sentimento uníssono dos deputados dos mais diversas origens políticas em se manifestar para homenagear a trajetória, os pioneiros que construíram a igreja, os pastores e a história da Assembleia de Deus. Acho até que a sessão trouxe contribuições não só para a própria igreja mas para o Poder legislativo”, referindo-se ao momento tormentoso que a Assembleia Legislativa está atravessando.

O pastor Firmino Gouveia que em seu pronunciamento fazia pausas grandes para expressar sua profunda emoção, manifestou que não tinha palavras para demonstrar o sentimento que lhe tomava conta. “Simplesmente gratidão ao Deus todo Poderoso, pois essa data representa um profundo contentamento na vida de quem teve, como eu, a experiência de conhecer o Cristo que esta igreja prega, o Espírito Santo que nela se manifesta, e a liberdade que Ele tem para operar uma vida de cada um de nós que fomos redimidos pelo sangue de Jesus”, falou Gouveia.

O deputado Manoel Pioneiro deu um testemunho de gratidão à igreja centenária homenageada, devido ao histórico político pessoal e ao apoio recebido quando dela precisou. Pioneiro destacou especialmente o pastor Firmino Gouveia que pelo parlamentar muitas vezes intercedeu. Pioneiro aproveitou ainda para fazer um pedido aos pastores presentes, de oração pelo Poder Legislativo que atravessa um momento de atribulações devido às denúncias que estão sendo apuradas pelo Ministério Público.

IGREJA – A fundação da Igreja no Brasil aconteceu no dia 18/06/1911, em Belém do Pará. A Assembleia de Deus é a maior e mais importante Igreja Evangélica Pentecostal do Brasil, da América Latina e do mundo, com mais de 20 milhões de fieis em todo o planeta. Belém é o berço do movimento pentecostal. A Assembleia de Deus chegou ao Brasil por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram na capital paraense em 19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos.

Fonte: Imprensa ALEPA

Veja algumas fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém