Prêmio Estadual de Inovação na Indústria Mineral

A festa que celebrou os dez anos do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará na Fiepa, reuniu todos os segmentos: indústria, comércio, serviços, corpo consular, Ministério Público, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O auditório Albano Franco ficou superlotado e mesmo assim não coube as centenas de políticos, profissionais liberais – a maioria geólogos, jornalistas, publicitários e advogados -, sem falar nos empresários, ambientalistas, militares e até ritmistas, passistas e porta-bandeiras da escola de samba A Grande Família, que prestigiaram o evento.
Além das homenagens a dez instituições – Fiepa, Ibram, Faciapa, Alepa, Sinjor-PA, Faepa, TJE-PA, Governo do Pará, PM e Federação dos Trabalhadores nas Indústrias dos Estados do Pará e Amapá -, foi lançado pelo Simineral e Governo do Pará o I Prêmio Estadual de Inovação na Indústria Mineral, que já está com as inscrições abertas. As quatro categorias selecionadas devem contemplar a inovação de produtos, processos, gestão da inovação e tecnologias socioambientais. Os finalistas serão conhecidos até o dia 1º de maio e a premiação vai ser entregue no dia 4 de maio de 2017. Os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alex Fiúza de Melo, representaram o governo do Estado no lançamento do prêmio, que envolve ambas as secretarias. Confiram o edital completo clicando aqui.
Os deputados José Scaff(PMDB) e Raimundo Santos(PEN) representaram o parlamento estadual no evento. Raimundo Santos, que preside a Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração do Pará, além da Comissão de Constituição e Justiça, e é Ouvidor da Casa, registrou que o Pará é um dos maiores produtores mundiais de minério e todos os deputados aplaudem os dez anos do Simineral, mas lembrou que os nossos minérios são exportados ainda quase in natura, com poucos benefícios para o Estado, e há muitos desafios para os próximos anos, no sentido da necessidade de verticalizar os produtos e dar maior atenção à sociedade paraense, contribuindo com investimentos capazes de gerar empregos, renda e novos negócios.
O presidente do Simineral, José Fernando Gomes Jr., agradeceu o apoio dos parceiros, elencou as realizações do Sindicato e o envolvimento com a sociedade e anunciou a programação deste ano, que inclui exposição educativa itinerante e o lançamento do Anuário Mineral do Pará, assim como a manutenção de todos os patrocínios a iniciativas como o Programa Museu Goeldi 150, o Pacto pela Educação do Pará, o projeto Turismo na Escola, o Círio de Nazaré, o Coral do Centro da Terceira Idade do Palacete Bolonha, o Feirão do Imposto, o Amazon Games, o Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo, do Sinjor-PA, e o Prêmio de Jornalismo em Turismo Comendador Marques dos Reis, da Abrajet-PA.