DestaquesNotícias

Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Pará completa 1 ano

Prezados Senhores,

A Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Pará completa 1 ano. A Frente, é de autoria do deputado estadual Raimundo Santos (PEN) e foi criada no dia 14 de junho de 2012, em sessão solene na Assembleia Legislativa do estado. Entre suas principais missões estão o fomento para uma mineração mais sustentável, a valorização de trabalhadores locais, criação de rede de fornecedores nos empreendimentos locais e incentivo à verticalização da produção mineral.

Em pouco tempo de existência da Frente, importantes conquistas já foram alcançadas. Como exemplo, a avaliação sobre a procedência de novos empreendimentos mineiros em análise ou tramitação, quanto aos pilares da sustentabilidade; intermediação da Frente junto ao Poder Público para a solução de pendências ou conflitos em torno de empresas do segmento mineral e que refletem no desenvolvimento estadual; discussão sobre a importância de novos investimentos na produção científica, tecnológica e, principalmente, na formação de recursos humanos locais; visitas in loco para conhecimento da realidade sobre as minas existentes em território paraense e respectivas explorações, inclusive sobre os impactos causados em relação às comunidades locais e os níveis de compensação social. A Frente Parlamentar está conduzindo as ações pela efetivação da hidrovia Tocantins/Araguaia e da ferrovia norte/sul que são de fundamental importância para a economia do Estado do Pará.

O SIMINERAL, foi a primeira entidade a aderir à Frente Parlamentar, levando consigo todas as mineradoras a ele afiliadas. Como membros colaboradores aderiram o Instituto Brasileiro de Mineração, o Departamento Nacional de Produção Mineral e diversas entidades de classe, como Fiepa, Faepa, Sebrae, CIP, Conjove e a centenária Associação Comercial do Pará. O Poder Público se faz presente por meio da Marinha do Brasil, Embrapa, Câmara Municipal de Marabá, Secretarias de Estado de Comércio, Indústria e Mineração (Seicom); Meio Ambiente (Sema); e Ciência, Tecnologia e Informação (Secti). Além disso, conta com o importante apoio da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e de outras empresas e entidades das mais diversas regiões do  estado que ao longo de 2012 formalizaram a sua adesão, inclusive a OAB-PA.

Parabéns ao deputado estadual Raimundo Santos (Presidente da Frente Parlamentar de Mineração), aos Deputados Estaduais e as Entidades que contribuem para o fortalecimento da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Pará!

Cordialmente,
José Fernando Gomes Júnior
Presidente do SIMINERAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém