Alepa promove sessão solene pelos 109 anos da Assembleia de Deus

Deputado Raimundo Santos, propositor da solenidade anual, adianta que profissionais de saúde receberão comenda institucional 

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizará no próximo dia 15, das 9 às 10 horas, a já tradicional sessão solene em homenagem à fundação da Assembleia de Deus de Belém, que em 2020 chega à marca dos 109 anos de existência.
O deputado Raimundo Santos (Patriota) é o autor do decreto legislativo nº 12/2014, que estabeleceu na Assembleia Legislativa a solenidade anual em razão do aniversário de criação da Assembleia de Deus, bem como instituiu no âmbito da Alepa a Medalha do Mérito Evangélico “Daniel Berg e Gunnar Vingren”, em referência aos dois missionários suecos que fundaram em Belém a igreja-mãe da maior denominação pentecostal do País e do mundo no dia 11 de junho de 1911.

De acordo com o decreto, a sessão deve ocorrer na primeira segunda-feira que antecede justamente o “Dia das Assembleias de Deus”, fixado em 18 de outubro de cada ano, conforme a lei estadual nº 5.675, originária a partir de proposição de Raimundo Santos.
No evento dessa segunda-feira 15, a instituição religiosa será novamente enaltecida por sua importância social e assistência espiritual no Estado. Na ocasião, uma novidade em caráter excepcional será a entrega da comenda Medalha do Mérito Evangélico “Daniel Berg e Gunnar Vingren” a profissionais da saúde, considerados heróis no enfrentamento ao novo coronavírus. Normalmente, a condecoração é concedida a cidadãos e representantes de entidades ou agremiações que tenham contribuído com ações e serviços para a evangelização na sociedade em atuações expressivas. 

A edição comemorativa desse ano, com o tema “Meus filhos e meus netos terão a mesma fé que eu tenho” será a primeira do Parlamento no período de flexibilização do distanciamento social, mas cumprindo rigorosamente protocolos de prevenção à pandemia. Serão tomados cuidados técnicos e sanitários específicos como medição de temperatura, uso de máscaras e higienização de mãos com álcool em gel.

A sessão solene terá apenas 1 hora de duração, controle de acesso do público e a transmissão ao vivo pela emissoras TV Alepa (canal 45.2) e TV Boas Novas (canal 4.1), além da Rádio Web Alepa (acesso pelo site www.alepa.pa.gov.br) e página no Facebook de Raimundo Santos.
Estão previstas apresentações do coral da Assembleia de Deus, de 93 anos, cujos componentes, em menor número, serão posicionados em distância segura entre si, das autoridades e dos próprios agraciados no espaço do Auditório “João Batista”, local da programação. Os pastores Samuel e Philipe Câmara foram confirmados entre as autoridades e personalidades que irão compor a mesa oficial. 

A Assembleia de Deus é a instituição mais agraciada na Alepa, sendo o deputado Raimundo Santos o autor de todos os decretos e também projetos que se tornaram leis. Saiba quais são os principais tributos ao longo de quase 30 anos:

  • Lei 5.575/1991 – Cria o “Dia das Assembleias de Deus”, fixado em 18 de julho.
  • Lei 7.529/2011 – Declara o Museu da Assembleia de Deus como Patrimônio Histórico Paraense.
  • Lei 7.633/2012 – Declara e reconhece como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial “para o Estado do Pará o “Dia das Assembleias de Deus”.
  • Decreto Legislativo 51/2014 – Estabelece a realização de sessão solene, anualmente, em homenagem ao aniversário de fundação da Assembleia de Deus, e institui no âmbito da Assembleia Legislativa a Medalha do Mérito Evangélico “Daniel Berg e Gunnar Vingren”, a ser conferido a pessoas ou serviços em favor da evangelização com reflexos positivos em benefício da sociedade.  
  • Lei 8.513/2017 – Declara a Assembleia de Deus instituição centenária fundada no dia 18 de junho de 1911 em Belém, capital paraense, como Patrimônio Cultural, Histórico e Turístico do Estado.
  • Lei 8.268/2018 – Declara a encenação da chegada dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren a Belém para fundar a Assembleia de Deus, igreja-mãe, como Patrimônio Cultural, Histórico e Turístico do Estado do Pará.

SERVIÇO: a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizará na próxima segunda-feira (15 de junho), a partir das 9 horas no Auditório “João Batista” (segundo piso), a sessão solene em homenagem aos 109 anos da Assembleia de Deus. Haverá controle de público, atendendo a protocolos sanitários.
A solenidade será exibida ao vivo e na íntegra pela TV Alepa (canal 45.2) e TV Boas Novas (canal 4.1), Rádio Web Alepa (acesso pelo portal www.alepa.pa.gov.br) e página no Facebook do deputado Raimundo Santos.