DestaqueLegislativo

Câmara faz outorga da Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren; pastor Firmino Gouveia é homenageado

Solenidade proposta pelo deputado Raimundo Santos é realizada pela primeira vez

A Câmara dos Deputados realizou na manhã de hoje a primeira sessão solene de outorga da Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren para homenagear personalidades e instituições com trajetória de destaque no âmbito evangelístico no Brasil. A honraria foi idealizada na Casa pelo deputado Raimundo Santos (PSD-PA), que destacou a importância do reconhecimento público institucional e a personalidade paraense escolhida para o tributo no ato inaugural.

“O homenageado lá do Pará é o pastor [emérito da Assembleia de Deus] Firmino Gouveia, 100 anos de vida, um século, 66 anos de pastor, quinze anos de presidente da primeira convenção evangélica de pastores da Assembleia de Deus. Assembleia de Deus que nasceu em Belém do Pará e completa amanhã 114 anos”, informou ele, que fez a entrega da comenda ao advogado Ronaldo Freitas Sagica, representante do agraciado, que teve a indicação do deputado Antonio Brito (PSD-BA).

A programação na Câmara, já considerada uma das mais importantes da Casa e que passa a ser realizada anualmente, compõe a agenda de eventos fixos em tributo à igreja-mãe, situada na capital paraense, e que amanhã completa 114 anos de fundação. Na abertura da sessão inaugural foi exibido vídeo sobre o pastor Firmino Gouveia, mostrando a trajetória marcada por conquistas e realizações institucionais.

Na sessão foram homenageados ainda os pastores Isamar Pessoa Ramalho, do Estado de Roraima, Francisco Tenório de Vasconcelos Cordeiro, de Pernambuco e Nilton dos Santos, de Santa Catarina, todos com trabalhos relevantes, além da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Canoas, no Rio Grande do Sul, que além da importância educacional e religiosa, tornou-se o maior abrigo em atividade durante o período das enchentes que afetaram o Estado no ano passado – mais de 94% das cidades sofreram com o problema ambiental/climático, totalizando 441 municípios, conforme dados oficiais.

O deputado autor da proposição comemorou a realização da nova cerimônia na Câmara, bastante elogiada por parlamentares pela iniciativa, como Lula da Fonte (PP-PE), que presidiu a solenidade, Gilberto Nascimento (PSDB-SP), Geovânia de Sá (PSDB-SP) e Delegada Ione (Avante-MG).

“Gratidão ao nosso líder [da legenda no Parlamento], Antonio Brito, que conseguiu colocar em pauta o projeto [de resolução nº 92/2023], que foi aprovado em 2025, é a primeira edição, a medalha irá agraciar personalidades que tenham contribuído em matéria de cunho evangelístico com reflexos positivos para a sociedade brasileira”, disse ele, destacando o papel da igreja-mãe desde a origem em Belém em junho de 1911.

“Ela foi fundada por dois missionários suecos que levam o nome da medalha, Daniel Berg e Gunnar Vingren. Dois jovens [que] chegaram aqui, no Brasil, sem renda, sem saber falar português, sem apoio nenhum, mas que pela fé vieram, atenderam o chamado missionário e fundaram uma igreja pentecostal no Brasil que tem um lado social belíssimo em favor da sociedade. Portanto, Deus abençoe Belém, o Pará e o Brasil, e abençoe esta Casa e parabéns aos homenageados de hoje, primeira edição”, declarou Raimundo Santos, que é cantor gospel e cantou no final do evento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Congresso de Adolescentes 2025 Congresso de Adolescentes 2024 – Remanescentes Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém
Congresso de Adolescentes 2025 Congresso de Adolescentes 2024 – Remanescentes Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém